O Facebook avançou com um processo judicial contra a Yahoo, no qual acusa a empresa de violação de patentes. A medida é uma reação às acusações da antiga parceira, que recentemente queixou-se aos tribunais que o Facebook viola 10 das suas patentes, em áreas como a publicidade online.



Na resposta o Facebook assegura que o Flickr, serviço de fotografia detido pela Yahoo, está a infringir a sua propriedade intelectual. As funcionalidades que gerem a atividade recente do utilizador e a galeria de fotos violam uma patente da rede social relacionada com o fluxo de notícias na plataforma.



Numa nota, o responsável pelos assuntos legais do Facebook explicou entretanto que "estamos a reivindicar direitos sobre a nossa patente em resposta à limitada visão de futuro da Yahoo que decidiu atacar um dos seus parceiros e dar prioridade aos litígios".



No processo contra o Facebook, a Yahoo acusa a empresa de violar 10 das suas patentes. Em causa estão metodologias relacionadas com a publicidade na Internet ou a conversação online, por exemplo.



A empresa alegava na altura que recorre aos tribunais depois de tentar receber direitos pela utilização da sua tecnologia patenteada, diretamente através do contacto com o Facebook.



A acusação surge numa altura sensível para a rede social que prepara a dispersão de capital em bolsa, uma altura em que os investidores estão a olhar atentamente para a empresa para avaliar os riscos de um possível investimento.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira