O gestor estava na Reditus desde a década de 80, altura em que a empresa foi adquirida pela família Moreira Rato, sendo uma figura de referência do sector das Tecnologias de Informação.



Acompanhou e liderou toda a transformação do grupo, fundado em 1966, desde a reestruturação que o tornou uma referência nacional em áreas como o outsourcing e a consultoria, integrando empresas como a ROFF.



Numa nota publicada no site, a Reditus não detalha as causas da morte de Frederico Moreira Rato. Refere, no entanto, que "dele todos os colaboradores guardarão certamente o exemplo de competência, companheirismo e tenacidade com claro impacto no constante engrandecimento do grupo Reditus".



Frederico Moreira Rato iniciou a atividade profissional no Ministério da Agricultura, onde trabalhou na área de Estatística e Informática. Como consultor também passou pela Mobil Oil e ao longo da vida esteve ligado a várias associações, como a Portugal Outsourcing, de que foi o primeiro presidente.



Na Reditus o gestor, licenciado em matemática e pós-graduado em biometria e taxonomia numérica, ocupava o cargo de vice-presidente do conselho de administração da empresa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico