Quase sete em cada dez pessoas no Reino Unido (68%) sentem-se excluídas devido a questões relacionadas com acessibilidade. A Samsung considera que compreender as necessidades de acessibilidade é uma oportunidade para as marcas explorarem um mercado de grande dimensão.
As conclusões são de um estudo, conduzido pela OnePoll, a pedido da pela Samsung U.K. e Irlanda, e que sondou mil adultos no Reino Unido, com deficiências visíveis ou invisíveis, e que revela que pouco mais da metade dos entrevistados (55%) “não acreditam que as grandes marcas compreendam que recursos de acessibilidade são importantes para consumidores com deficiência”.
A Samsung refere que os interessados consideram que as empresas excluem milhões de pessoas com deficiência. No Reino Unido, existem 16 milhões de pessoas com deficiência, cujos agregados familiares têm um poder de compra de aproximadamente 348 mil milhões de euros.
O estudo realça “a enorme oportunidade que é para as marcas compreenderem melhor as necessidades de acessibilidade dos consumidores, para proporcionar um maior acesso às pessoas com deficiência no Reino Unido”, explica Katharina Mayer, diretora do LifeStyle Lab Europe da Samsung.
Uma maior acessibilidade abre a porta a clientes fiéis, uma vez que três quartos (76%) dos consumidores admitem que se manteriam fiéis a empresas que oferecem uma boa gama de opções acessíveis, conclui o estudo.
A responsável explica que os designers devem ter em consideração necessidades das pessoas com deficiência e criar soluções que beneficiem todos. Esta é abordagem do design inclusivo na Samsung, detalha Katharina Mayer. É o caso do projeto INKlusion, da Samsung, destinado a melhorar a conceção inclusiva e que inclui princípios de design base (DEI) para desenvolver produtos acessíveis para todos (Stay Curious, Challenge Assumptions, Celebrate Diversity e Be the Change).
Não obstante a criação de produtos acessíveis seja óbvia, o relatório aponta para uma realidade diferente. 80% dos entrevistados enfrentaram dificuldades em sites mal projetados, com processos de checkout pouco acessíveis (30%), ausência de descrições textuais para imagens (22%) e navegação confusa (20%).
A Samsung diz que todos os seus ecrãs de televisões e telemóveis têm ferramentas de legendas e acessibilidade por voz e os wearables incluem funcionalidades para pessoas com deficiência visual. A empresa destaca ainda inovações como melhorias auditivas, feedback por voz e etiquetas em Braille em eletrodomésticos inteligentes. Segundo a Samsung, as principais inovações tecnológicas para pessoas com deficiência são os assistentes virtuais, os dispositivos inteligentes para casa e wearables.
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