O projeto iP VEST (intelligent Protective VEST) é do CeNTI em parceria com o CITEVE (Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário) em conjunto com as empresas nacionais Scorecode Têxteis e a Viatel. Trata-se de um equipamento de proteção individual que também monitoriza as alterações dos profissionais, nomeadamente a temperatura e a taxa de esforço cardiorrespiratória. O sistema avisa, em tempo real, dos perigos externos em situações de trabalho, nomeadamente profissionais em contacto com riscos elétricos, calor, chama, produtos químicos, líquidos e intempéries.

O fato inteligente, composto por calças, casaco e polo, foi produzido a pensar nos sectores da Energia e Telecomunicações, e deverá chegar ao mercado em 2022. Além das proteções, o fato, composto por materiais têxteis com performance avançada, pretende salvaguardar os profissionais de perigos em atividades expostas a cargas electroestáticas e arco elétrico, assim como a soldadura.

O sistema incorpora vários sensores capazes de monitorizar diversos fatores, tais como a humidade e temperatura ambiente, a temperatura corporal do profissional, os níveis de exposição a radiações eletromagnéticas, assim como a taxa do seu esforço cardiorrespiratório. Através da monitorização em tempo real, assim como comunicação contínua, o fato está preparado para emitir alertas em situações de risco.

Relativamente à utilização prática do iP VEST, o fato pode ser usado em trabalhos nas linhas de baixa e média tensão, manutenção de sistemas de telecomunicações em altura ou no subsolo. A CeNTI destaca ainda o conforto das suas roupas.

Paralelamente a este projeto, as empresas estão inseridas num consórcio europeu dedicado a projetos na área de têxteis avançados, no âmbito do programa EUREKA, no desenvolvimento de um capacete inteligente com realidade aumentada, o Cyclops e um colete inteligente (Smart Vest) com sensores integrados na estrutura têxtil. Projetos previstos para 2022.