A CP está a testar um novo sistema de fiscalização dos títulos de viagem dos passageiros. Ao invés dos habituais leitores, os fiscais estão a utilizar os smartphones com sistemas Android para ler os bilhetes e passes. O sistema está em teste na área de Lisboa, mas será estendido ao resto do país no próximo ano, adianta o Dinheiro Vivo.
É referido que para além da leitura, o novo sistema possibilita o pagamento de bilhetes comprados durante a viagem com cartão bancário, através de um terminal TPA da rede multibanco. Segundo a publicação, que viu o sistema a funcionar, o fiscal utiliza o smartphone para ler os títulos de viagem e o terminal TPA permite também imprimir os recibos, multas ou outros documentos necessários.
A CP explicou que o sistema é compatível com todos os tipos de cartões existentes, e é capaz de ler as chaves de encriptação dos transportes de Lisboa e do Porto. O novo formato de leitura e pagamento confere maior segurança aos fiscais, já que não necessitam carregar tanto dinheiro dos pagamentos.
De salientar, no entanto, que as regras dos pagamentos dentro dos comboios mantêm-se: apenas é permitido adquirir bilhetes durante a viagem quando nas estações de embarque não existam sistemas de venda de títulos, bilheteiras abertas ou máquinas na área circundante à estação de 200 metros além da zona limitada pelas instalações.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários