A CP está a testar um novo sistema de fiscalização dos títulos de viagem dos passageiros. Ao invés dos habituais leitores, os fiscais estão a utilizar os smartphones com sistemas Android para ler os bilhetes e passes. O sistema está em teste na área de Lisboa, mas será estendido ao resto do país no próximo ano, adianta o Dinheiro Vivo.

É referido que para além da leitura, o novo sistema possibilita o pagamento de bilhetes comprados durante a viagem com cartão bancário, através de um terminal TPA da rede multibanco. Segundo a publicação, que viu o sistema a funcionar, o fiscal utiliza o smartphone para ler os títulos de viagem e o terminal TPA permite também imprimir os recibos, multas ou outros documentos necessários.

A CP explicou que o sistema é compatível com todos os tipos de cartões existentes, e é capaz de ler as chaves de encriptação dos transportes de Lisboa e do Porto. O novo formato de leitura e pagamento confere maior segurança aos fiscais, já que não necessitam carregar tanto dinheiro dos pagamentos.

De salientar, no entanto, que as regras dos pagamentos dentro dos comboios mantêm-se: apenas é permitido adquirir bilhetes durante a viagem quando nas estações de embarque não existam sistemas de venda de títulos, bilheteiras abertas ou máquinas na área circundante à estação de 200 metros além da zona limitada pelas instalações.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.