É um marco histórico até para o fundador da Tesla e da SpaceX, também dono da rede social X e de outras empresas. A fortuna de Elon Musk ultrapassou os 400 mil milhões de dólares, segundo a avaliação mais recente da Bloomberg. Não há outro registo igual em nenhum top dos mais ricos do mundo e foi alcançado num ano especialmente bom para Musk, sobretudo por causa do percurso recente da SpaceX, mas não só.

No que se refere à SpaceX, que também acaba de bater um recorde, o evento que permitiu chegar ao novo marco foi uma venda privada de ações, que acabou por atualizar a valorização da empresa para os 350 mil milhões de dólares. As ações, no valor de mais de 1,2 mil milhões de dólares, foram compradas a empregados e outros pequenos investidores por outros investidores da SpaceX.

Musk, que será dono de mais de 40% das ações da companhia, terá beneficiado em 50 mil milhões de dólares do impacto da operação.

Top dos mais ricos - Bloomberg 12/24
Top dos mais ricos - Bloomberg 12/24 créditos: Bloomberg

A contribuir para o crescimento da fortuna do empresário está igualmente a valorização das ações da Tesla, que na quarta-feira alcançaram um máximo histórico, catapultando a fortuna estimada do fundador para 440 mil milhões de dólares.

Como explica a Bloomberg, o salto de 62,8 mil milhões de dólares na riqueza de Musk num só dia é o maior de que há registo. Teve impacto também no valor combinado das 500 maiores fortunas do mundo, que já ultrapassam os 10 mil milhões de dólares. A ordem de grandeza das fortunas dos 500 mais ricos passou assim a estar ao nível dos produtos internos brutos combinados da Alemanha, Japão e da Austrália no ano passado.

Desde o início do ano, a fortuna de Musk terá crescido em 218 mil milhões de dólares, à boleia dos investimentos do multimilionário, que têm também eles vindo a valorizar. Desde o início do ano, mas sobretudo desde a vitória de Donald Trump e à medida que aumenta a expectativa sobre o impacto das políticas do novo presidente nas empresas que mais influenciam a fortuna de Musk.