
O governo francês está a preparar uma taxa para as grandes tecnológicas como a Apple, Samsung, Sony e LG, que vai incidir sobre os smartphones e tablets de cada empresa. A ideia é que algum do dinheiro pago pelos franceses na compra de um dispositivo móvel seja usado para financiar projetos culturais no país.
A taxa aparece numa altura em que os líderes franceses acreditam que as pessoas estão a gastar mais dinheiro em hardware do que em conteúdos, o que coloca em causa o desenvolvimento da cultura. Segundo a Reuters, o presidente François Hollande vai aprovar ou rejeitar a taxa no final de julho, dias antes do executivo francês entrar num interregno para férias.
A taxa serviria ainda como um imposto de "igualdade" relativamente aos utilizadores de televisão, rádio e Internet no país que já pagam uma taxa que serve como fundo de investimento para as mais diversas áreas culturais.
A ministra da Cultura francesa, Aurelie Filippetti, garantiu que a ser aprovada, a taxa vai ser mínima e vai ser incluída numa proposta orçamental a ser votada pelo parlamento em novembro deste ano.
Os rumores sobre a possível taxação de dispositivos móveis surgem poucos dias depois de o governo francês ter vetado a compra de parte do portal DailyMotion pela Yahoo!.
Em Portugal está em fase de desenvolvimento a lei da cópia privada que também procura taxar os dispositivos de suporte digital que incluem igualmente os smartphones e tablets, mas que abrangem ainda leitores multimédia e unidades de armazenamento externas.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Berkeley Humanoid Lite é um robot de código aberto que pode construir em casa com uma impressora 3D -
App do dia
PolyLia desafia-o a aprender novas línguas enquanto se diverte com amigos -
Site do dia
Vende produtos usados na Vinted ou outras plataformas? Esta ferramenta realça as imagens -
How to TEK
Cansado do ecrã de bloqueio do iPhone? Mude a organização com os widgets
Comentários