Depois de uma semana de rumores sobre o alegado interesse da France Telecom na unidade móvel da espanhola Auna, o incumbente francês confirma o seu interesse e anuncia uma proposta que visa a aquisição de 80 por cento do capital da Amena, pelo qual irá pagar 6,4 mil milhões de euros, um valor que contabiliza a dívida de 10,6 mil milhões de euros acumulada pela operadora móvel espanhola.



Em comunicado, a France Telecom explica que com o negócio pretende reforçar a sua posição no mercado espanhol e complementar a oferta de telefonia fixa e Internet de banda larga que já detém naquele país. A Amena tinha no final do semestre 9,7 milhões de clientes e uma quota de 24 por cento do mercado, que passam a ser geridos pela unidade móvel da France Telecom, a Orange, que realiza o negócio.



Com a aquisição o grupo projecta fechar o ano com 11,8 milhões de clientes no mercado espanhol, refere o mesmo documento. De sublinhar que a operação fixa da France Telecom em Espanha já tem 2 milhões de clientes, que se juntam a 526 mil clientes ADSL.



Para concretizar o negócio o operador francês vai proceder a um aumento de capital de 3 mil milhões de euros, que terá ainda de ser aprovado pelo seu conselho de administração, que lhe permitirá pagar a operação em dinheiro aos principais accionistas da Auna: o Santander, a Union Fenosa e a Endesa.



Recorde-se que a France Telecom também está presente em Portugal com uma participação de 23,7 por cento na Sonaecom.



Notícias Relacionadas:

2005-06-14 - France Télécom reforça posição na Sonaecom e realinha parceria estratégica