A Fujitsu prepara-se para alargar à Europa a comercialização do seu portefólio de smartphones, composto por modelos equipados com Android e Windows Phone, até agora disponíveis apenas no mercado asiático.

A notícia é avançada hoje pelo Financial Times, que aponta para a próxima semana a apresentação oficial, durante o Mobile World Congress 2012. As intenções ainda não foram, porém, confirmadas pela fabricante japonesa.

A marca, que até à data tem reservado os seus telefones ao mercado asiático é atualmente responsável por uma fatia importante das vendas do segmento de smartphones e tablets no Japão, mas nunca se mostrou interessada em alargar a distribuição dos equipamentos a outras geografias.

O panorama mudou recentemente, com a revelação por parte da empresa de que planeava começar a disponibilizar os dispositivos também nos Estados Unidos, a partir de 2012 ou 2013.

O jornal económico não adiantou quais os planos da fabricante no que respeita a datas para o lançamento de produtos na Europa, nem discutiu detalhes como, por exemplo, quais os dispositivos a exportar.

Acrescentou, no entanto, que a Fujitsu espera atingir uma quota de "dois dígitos" nos próximos três a cinco anos, no mercado de "altas margens e rápido crescimento" que constitui a Europa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes