Ser um dos principais acionistas da maior rede social do mundo tem destas situações. Mark Zuckeberg ganhou 4,7 mil milhões de dólares nos últimos seis dias graças à valorização que as ações da empresa têm conhecido na bolsa.

Durante o dia de ontem, 30 de julho, cada título do Facebook chegou a valer 37,96 dólares, um número apenas quatro cêntimos inferior ao valor original do primeiro dia de negócios na bolsa de valores em maio de 2012.

Mark Zuckerberg, que é o diretor executivo do Facebook, tem 425 milhões de ações da empresa. Os 4,7 mil milhões de dólares ganhos na última semana dizem respeito à valorização de 40% que as ações tiveram depois de apresentados os resultados do segundo trimestre do ano, onde o Facebook conseguiu superar as estimativas dos investidores em todas as áreas.

Com o segmento mobile a mostrar-se forte e em crescimento os investidores parecem ter recuperado a confiança na capacidade da rede social em evoluir. Durante o dia de hoje, quando as bolsas de valores abrirem nos EUA, é possível que os 38 dólares iniciais por ação sejam ultrapassados pela primeira vez desde a IPO.

Apesar de ter registado ganhos astronómicos, o CEO do Facebook foi também uma das pessoas mais prejudicadas ao longo dos últimos meses quando as ações chegaram a valer metade do valor inicial. A fortuna de Mark Zuckerberg diminuiu de forma considerável.

Ainda assim, o dinheiro que o CEO gerou ao longo da última semana só pode ser transformado em dinheiro real em setembro, altura em que o líder do Facebook pode vender de novo ações. Em setembro do ano passado Mark Zuckerberg comprometeu-se a não vender qualquer título da empresa durante 12 meses, como uma prova de confiança aos investidores de que acreditava no crescimento da rede social.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico