O grupo britânico Game planeia este ano aumentar a sua presença em Portugal para as 24 lojas, abrindo oito novos espaços. A primeira loja Game estreou no país em 2006 e desde então o grupo tem apostado numa expansão gradual que permita estar nos principais centros comerciais do país, criando notoriedade para a marca.



Élio Vargem, director de marketing do grupo para Portugal, diz que a expansão no mercado nacional está a correr dentro do ritmo previsto, ainda que seja necessário algum compasso de espera para conseguir entrar nos centros comerciais mais movimentados do país, graças à escassez de espaços livres.



Em resposta a esta questão, o grupo tem apostado em centros comerciais mais pequenos ou em novos centros comerciais, mantendo o ritmo de expansão que este ano resultará, pelo menos, na abertura de oito lojas, um número que pode aumentar.



A presença em Portugal tem corrido de acordo com a expectativa do grupo, que recorda a quase inexistência de um mercado de retalho especializado de videojogos à data da sua entrada no país.



Hoje a Game concorre sobretudo com os principais retalhistas não especializados, embora também já tenha alguma concorrência na área do retalho especializado. Élio Vargem acredita que nos próximos cinco a seis anos este será um mercado com crescimento significativo e garante que a intenção da Game é liderá-lo.



A longo prazo o grupo pretende estender a actual estratégia de expansão através da presença em centros comerciais, galerias comerciais e posteriormente lojas de rua.



O Game Group é maior grupo especializado do Reino Unido na área dos videojogos, com presença em vários mercados internacionais e uma forte aposta no reforço dessas presenças internacionais. Para este ano prevê a abertura de 90 a 100 lojas entre Espanha, Portugal, França e Austrália. Os quatro países foram definidos como prioridade na estratégia internacional do grupo.




Cristina A. Ferreira



Notícias Relacionadas:

2007-01-04 - Mercado de jogos móveis chega aos 50 milhões de utilizadores em 2010