A 26 de janeiro, a norte-americana GameStop, uma empresa especializada na venda de videojogos, consolas e artigos do mundo do gaming, apresentou uma valorização estratosférica na bolsa, com uma subida de mais de 1.600%. Dias antes, as ações da empresa subiram 135%, para os 347, 51 dólares. Ainda no início do ano, o valor de cada ação rondava os 18 dólares.

A história da recuperação “miraculosa” da empresa deixou os grandes investidores estupefactos, em especial, os que esperavam lucrar à custa do seu declínio e, na sua base está um movimento começado no subreddit r/WallStreetBets, que decidiu mudar as regras do jogo.

Mas, quem está verdadeiramente por trás do caso que virou WallStreet “às avessas”? O seu nome é Keith Gill, um analista financeiro norte-americano de 34 anos mais conhecido pelo nome “DeepFuckingValue” no Reddit, assim como por gerir o canal de YouTube Roaring Kitty.

Em entrevista ao The Wall Street Journal, Keith Gill explica que começou a investir na GameStop em junho de 2019, numa altura em que o preço de cada uma das suas ações rondava os cinco dólares. Embora não fosse um aficionado pelo mundo dos videojogos, Keith via potencial na empresa e acreditava que esta poderia reinventar-se.

“Esta história é muito maior do que eu”, afirma Keith Gill, acrescentando que “não estava à espera” de desafiar o sistema financeiro norte-americano. Ao todo, o analista acabou por ganhar quase 48 milhões de dólares com a sua decisão, uma quantia que será usada em parte para alcançar um dos seus projetos de sonho: construir uma pista de atletismo na sua cidade-natal de Brockton, Massachusetts.

Já Jaime Rogozinski, fundador do subreddit r/ WallStreetBets, admite numa recente entrevista ao The Guardian, que também não estava à espera de que a sua criação embarcasse numa autêntica “batalha” contra Wall Street. “Estou impressionado com o quão isto conseguiu avançar”.

De um simples investimento a uma valorização inédita  

Depois de fazer um investimento de 50 mil dólares na GameStop, Keith deu a conhecer a sua manobra no r/ WallStreetBets. Numa primeira fase, alguns utilizadores consideraram que tinha sido uma má jogada, mas, o passar do tempo prová-los-ia errados.

A GameStop, que já tinha vindo a “perder terreno” perante as apostas das gigantes tecnológicas no digital, foi fortemente afetada pelo contexto da pandemia de COVID-19, levando-a a anunciar o fecho de 450 lojas em setembro de 2020.  No entanto, a decadência da empresa era vista com bons olhos por dois fundos de investimento norte-americanos (ou hedge funds, em inglês): a Melvin Capital e a Citron Capital.

Os fundos apostaram na queda do preço das ações da empresa, numa manobra conhecida como “short selling” que implica o investimento na desvalorização de ativos financeiros. Na prática, a Melvin Capital e a Citron Capital pediram “emprestadas” ações da GameStop para depois vendê-las e, de seguida, comprarem-nas a um preço muito mais baixo.

A estratégia parecia promissora até que os utilizadores do r/ WallStreetBets se uniram para mudar as regras do jogo, seguindo o repto lançado por Keith Gill. Com o propósito de “castigar” os grandes investidores de WallStreet, os membros do fórum começaram a comprar ações da GameStop de forma desenfreada, recorrendo a aplicações de transações como a Robinhood.

O aumento da procura fez disparar o preço das ações da GameStop, num processo chamado "short squeeze". A situação despertou a atenção dos internautas nas redes sociais, incluindo de magnatas como Elon Musk ou Mark Cuban, dono dos Dallas Mavericks e conhecido investidor do programa Shark Tank.

A GameStop passou a contar uma valorização nunca antes vista, na ordem dos 1.600%, mas para os investidores da Melvin Capital e da Citron Capital o “alarme” de más notícias começou a soar.

O reverso da moeda: Wall Street “enfurecida”

Uma vez que a procura e o preço das ações da GameStop aumentaram significativamente, os hedge funds viram-se a braços com uma situação complexa e com perdas na ordem dos 2,79 mil milhões de dólares só na semana passada.

Por um lado, Andrew Left, fundador da Citron Research, que outrora previa que as ações da GameStop continuassem em queda, admitiu através do seu Twitter perdas significativas, levando o hedge fund a desistir da prática de “short selling”, avança a CNN. Por outro, a Melvin Capital registou perdas tão elevadas que teve de ser “salva” da bancarrota pela Citadel e pela Point72, abandonando também o investimento na desvalorização de ativos financeiros da GameStop.

Toda a situação levou também a Robinhood a suspender momentaneamente a compra de ações da GameStop, assim como de outras empresas, como a AMC ou a Blackberry, que despertaram a atenção dos utilizadores do r/ WallStreetBets.

A decisão foi criticada pelos investidores amadores do Reddit, com um deles a avançar com uma ação legal contra a empresa liderada por Vlad Tenev, e até por Alexandria Ocasio-Cortez, congressista democrata do Estado de Nova Iorque na Câmara dos Representantes, e Ted Cruz, senador republicano do Estado do Texas.

Já em entrevista à CNBC, Vlad Tenev defendeu-se dizendo que a decisão teve como objetivo proteger os utilizadores da Robinhood, mas que não vai aceder aos pedidos dos grandes investidores de Wall Street para fechar a “porta” aos investidores amadores.

No campo das finanças há quem questione se todo o episódio não vai gerar uma bolha de especulação no mercado, ou ainda se ferramentas de transações como a Robinhood devem ser alvo de uma maior regulação. Porém, uma coisa é certa: a nova geração de investidores já marcou a sua posição perante os “gigantes” de Wall Street e não dá sinais de querer desistir da sua luta.