Numa nota de investigação, a Gartner está a aconselhar os clientes que dependam de sistemas informáticos Windows a reservarem uma parte maior do seu orçamento para o investimento em segurança, de modo a prevenir problemas idênticos aos causados pelo worm Sasser esta semana.



A consultora também partilha da opinião das empresas de segurança de que mais cedo ou mais tarde surgirá um novo worm idêntico ou ainda mais malicioso do que o Slammer e incentiva ao reforço das barreiras de prevenção.



"Muitas das vulnerabilidades que continuam a ser identificadas no Windows 2000, XP e 2003 são facilmente exploráveis; os atacantes irão continuar a desenvolver worms que causarão igual, ou até maior, prejuízo do que os encerramentos de sistema e congestionamento de rede provocados pelo worm Slammer", escreve a Gartner na nota que enviou aos seus clientes, segundo o noticiado pela publicação The Register.



Para a consultora, as empresas que dependam dos sistemas Windows terão que investir tanto na aplicação rápida dos patches, como em software de prevenção contra intrusão para todos os seus servidores e computadores Windows.



As empresas devem igualmente reservar algum do seu orçamento para sistemas de gestão de patches, que podem corrigir as vulnerabilidades antes que ocorra um ataque. "Accionar a funcionalidade de actualização automática do Windows não basta", salienta a Gartner. Uma melhor gestão dos códigos de correcção, por si só, também não é suficiente e as empresas deveriam investir igualmente num firewall pessoal, software antivírus e software de prevenção de intrusão para todos os PCs e servidores Windows.



Embora o mercado de software contra intrusão baseado em servidor ainda não esteja suficientemente maduro, os analistas da Gartner consideram importante que as empresas incluam desde já estes produtos nos seus orçamentos.



Notícias Relacionadas:

2004-05-04 - Variantes do worm Sasser cada vez mais perigosas

2004-05-03 - Novo worm provoca milhares de infecções durante o fim de semana

2004-04-29 - Falta de aplicação de patches poderá dar pretexto a novo worm

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.