Numa nota de investigação, a Gartner está a aconselhar os clientes que dependam de sistemas informáticos Windows a reservarem uma parte maior do seu orçamento para o investimento em segurança, de modo a prevenir problemas idênticos aos causados pelo worm Sasser esta semana.
A consultora também partilha da opinião das empresas de segurança de que mais cedo ou mais tarde surgirá um novo worm idêntico ou ainda mais malicioso do que o Slammer e incentiva ao reforço das barreiras de prevenção.
"Muitas das vulnerabilidades que continuam a ser identificadas no Windows 2000, XP e 2003 são facilmente exploráveis; os atacantes irão continuar a desenvolver worms que causarão igual, ou até maior, prejuízo do que os encerramentos de sistema e congestionamento de rede provocados pelo worm Slammer", escreve a Gartner na nota que enviou aos seus clientes, segundo o noticiado pela publicação The Register.
Para a consultora, as empresas que dependam dos sistemas Windows terão que investir tanto na aplicação rápida dos patches, como em software de prevenção contra intrusão para todos os seus servidores e computadores Windows.
As empresas devem igualmente reservar algum do seu orçamento para sistemas de gestão de patches, que podem corrigir as vulnerabilidades antes que ocorra um ataque. "Accionar a funcionalidade de actualização automática do Windows não basta", salienta a Gartner. Uma melhor gestão dos códigos de correcção, por si só, também não é suficiente e as empresas deveriam investir igualmente num firewall pessoal, software antivírus e software de prevenção de intrusão para todos os PCs e servidores Windows.
Embora o mercado de software contra intrusão baseado em servidor ainda não esteja suficientemente maduro, os analistas da Gartner consideram importante que as empresas incluam desde já estes produtos nos seus orçamentos.
Notícias Relacionadas:
2004-05-04 - Variantes do worm Sasser cada vez mais perigosas
2004-05-03 - Novo worm provoca milhares de infecções durante o fim de semana
2004-04-29 - Falta de aplicação de patches poderá dar pretexto a novo worm
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários