Um novo relatório da IDC revela que as empresas europeias vão investir quase 62 milhões de dólares no mercado do melhoramento humano, onde se incluem tecnologias como realidade virtual e aumentada, biometria, exoesqueletos e wearables, até ao final de 2022. Até 2026 espera-se que os investimentos ultrapassem a marca dos 100 mil milhões de dólares. 

Os especialistas explicam que as empresas estão a dar cada vez mais prioridade ao digital, adaptando a forma como operam às novas realidades do mundo pós-pandemia. Assim, de acordo com as previsões da consultora, o mercado do melhoramento humano na Europa vai registar um crescimento de 37% até ao final do ano

IDC | Previsões para o mercado europeu de tecnologias de melhoramento humano
créditos: IDC

Os especialistas da IDC preveem que as empresas invistam mais de 55 mil milhões de dólares em equipamentos inteligentes e wearables até ao final de 2022. Por outro lado, tecnologias como biometria ou realidade virtual e aumentada estão numa fase emergente, mas espera-se que os gastos nestas áreas rondem os 5,6 mil milhões de dólares. 

“À medida que a cultura de trabalho muda na Europa, muitas empresas vão acelerar os seus esforços no que toca à transformação digital”, detalha Andrea Minonne, especialista da IDC

“Vivemos numa era em que a escassez de talento e de mão de obra, disrupções na cadeia de produção, preocupações com a segurança e espaços de trabalho híbridos fazem parte do nosso dia a dia. O melhoramento humano será crucial para colmatar lacunas e dar resposta às necessidades da indústria", afirma a especialista.