
Só a Google, considerada a maior lobista dos EUA, investiu mais de 5 milhões de euros, em ações de influência, nos primeiros três meses de 2015, segundo um relatório publicado pelo Senate Office of Public Records. Apple e Amazon também aumentaram os seus gastos neste domínio.
O gigante das pesquisas tem vindo a aumentar, de forma constante, o valor gasto em ações de "charme" sobre os designados grupos de pressão, sobretudo nos círculos político e judicial. Desde meados de 2011, a empresa gastou, em média, 400 mil euros por mês para tentar influenciar decisões e perspetivas em áreas fulcrais para o seu negócio, como a publicidade online, segurança, drones e reforma fiscal.
A Apple gastou quase um milhão de euros, no primeiro trimestre, batendo os seus gastos do ano passado. A ação lobista cobriu áreas como a dos livros digitais, comércio internacional, registos de patentes, direitos de autor e diversidade em locais de trabalho.
O mesmo estudo mostra que a Amazon aumentou a fatura em 14%, em relação ao trimestre anterior. O que significa, que a gigante do comércio eletrónico gastou 1,76 milhões de euros em ações de pressão.
Mas nem todas as grandes empresas de tecnologia gastaram mais dinheiro no último trimestre nestas campanhas. O Facebook, por exemplo, cortou gastos em mais de 2 milhões de euros, uma queda de 12% em relação ao ano anterior. A Microsoft gastou 1,7 milhões de euros, o que representa uma queda de 9%.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários