A Google adquiriu à IBM mais de mil patentes (mais precisamente 1.030), num negócio que para já não tem valores divulgados publicamente, de acordo com informação publicada esta tarde pela Bloomberg.



De acordo com a agência noticiosa, o negócio realiza-se dando seguimento ao objetivo da Google de reforçar o portefólio de ativos de propriedade intelectual, até para se resguardar de ataques como os que tem sofrido contra o Android. O sistema operativo móvel atualmente está envolvido em meia dúzia de processos judiciais por violação de patentes. Não é claro de que forma a aquisição pode ajudar a Google nesta tarefa, mas não é a primeira vez que a Google tenta ganhar propriedade intelectual.



A primeira tentativa para reforçar o portefólio de patentes teve como alvo a Nortel, que no âmbito do processo de falência leiloou milhares. Nesta primeira tentativa a Google não foi bem-sucedida e acabou por sair vencedor do processo um consórcio de empresas, do qual fazem parte a Apple, Microsoft ou a Sony, entre outras. Juntas as empresas arremataram 6 mil patentes por 4,5 mil milhões de dólares.



De acordo com o blog SEO, as patentes adquiridas à IBM tocam várias áreas. Entre elas fabrico e arquitetura de memória e microprocessamento de chips ou bases de dados, programação orientada a objetos ou processos de negócio.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico