A Google anunciou ter concluído formalmente a compra da Motorola Mobility, para a qual também nomeou um novo CEO. A aquisição da divisão de telemóveis da fabricante por parte da gigante das pesquisas tornou-se possível com a autorização do regulador chinês.

O negócio, anunciado o verão passado, já tinha passado na avaliação da União Europeia e dos Estados Unidos, que consideram continuar devidamente assegurada a concorrência nos mercados com a junção das marcas, mas a resposta das autoridades chinesas só chegou este sábado, relata a Associated Press.

Recorde-se que com a compra da Motorola Mobility passam para as mãos da Google um extenso portefólio de patentes na área das comunicações móveis, um mercado onde a gigante da Internet se faz representar através do sistema operativo Android, cujo desenvolvimento coordena.

O regulador aprovou o negócio na condição de o sistema operativo continuar a ser disponibilizado de forma livre, para todas as fabricantes, pelo menos durante os próximos cinco anos, detalha a mesma fonte.

A aquisição custou à Google 12,5 mil milhões de dólares, ou 40 dólares por ação, em dinheiro. Com a mudança de titularidade, chegaram também alterações ao nível da direção da Motorola Mobility. Dennis Woodside, até à data presidente da Google Americas, foi nomeado para o cargo de diretor executivo, antes ocupado por Sanjay Jha.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.