O Hangar One é um local histórico da marinha norte-americana, que já esteve para ser demolido mas a oposição das populações manteve-o de pé, ainda que em mau estado. Conta com oito hectares, inseridos numa propriedade de mil hectares na Península de São Francisco, um espaço gerido pela NASA que procurava novos vizinhos para reduzir custos de manutenção do local.



A proposta da Google foi identificada como a melhor e a estrutura acabou por passar para as mãos da gigante da Internet, que nos próximos 60 anos vai gerir o espaço.



O hangar foi construído em 1933 e serviu de "casa" para as filmagens do Star Trek em 2009. Agora será a nova casa da Google, para projetos na área da robótica, aviação e exploração espacial, domínio em que os dois fundadores da empresa sempre têm revelado um enorme interesse e que são explorados no grupo através da Planetary Ventures.


Várias compras realizadas pela Google nos últimos anos confirmam também o interesse nesta área, onde se destaca a aquisição da Boston Dynamics, uma das compras mais relevantes da empresa nos últimos tempos e que já está a suportar novos projetos.


Antes de acolher novos projetos, o espaço terá de receber muitas obras avaliadas em cerca de 200 milhões de dólares. O valor avançado pela empresa já contabiliza a construção de um museu, ou de um espaço didático sobre a história do local e Silicon Valley, adianta o Daily Mail.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico