O Google adquiriu parte do motor de pesquisa chinês Baidu.com segundo o confirmado pelo director executivo da própria empresa chinesa, Robin Li, citado pelo The Wall Street Journal e por outros meios de comunicação internacionais.
O responsável adiantou que o Google está entre o conjunto de investidores que se incluem na acção de angariação de fundos no estrangeiro, conduzida recentemente pela sua empresa, não especificando, porém, o montante reunido nem a quantidade de acções detidas por cada um dos participantes. Robin Li garantiu ainda que o Google não ficou com uma posição maioritária.
Robin Li salienta que o Google será apenas um investidor estratégico, num negócio que não terá qualquer repercussão ao nível da gestão da Baidu. Com a angariação de fundos, a empresa chinesa pretende melhorar a sua tecnologia, fazer crescer a sua marca e alargar a quota de mercado, indicou o responsável.
O Baidu é considerado o maior motor de busca Internet independente na China. No passado mês de Maio, classificou-se na quarta posição do ranking de tráfego Internet da Alexa, acima do Google, que ocupava a posição seguinte.
O motor de busca chinês enfrenta contudo uma concorrência cada vez maior por parte de outros sites da mesma nacionalidade com função idêntica, como o Sohu.com, e de gigantes estrangeiras como o Google ou como o Yahoo - que mantém uma parceria com a 3721.com - que também marcam presença naquele mercado.
Notícias Relacionadas:
2003-11-24 - Yahoo! adquire motor de busca especializado em pesquisas com caracteres chineses
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O árbitro já apitou: FC 26 joga-se nas quatro linhas em formato virtual -
App do dia
Wikiloc é uma app para fãs de caminhadas que querem descobrir novas aventuras na natureza -
Site do dia
Crie música através de prompts de IA com a plataforma Mozart.AI -
How to TEK
Saiba como criar grupos de separadores no Chrome e sincronize em todos os equipamentos
Comentários