A Google deu esta terça-feira início a um programa de 10 semanas que vai ajudar sete empresas portuguesas de retalho. O Retail Export Accelerator Program tem como objetivo disponibilizar recursos e ferramentas para estratégias de crescimento e para a aceleração de processos de internacionalização.

Constituído por oito sessões online com especialistas da Google em diversas áreas, para o programa foram selecionados o Continente, Dott, Hôma, Lion of Porches, Mr. Blue, PCDIGA e Zippy. Durante este período serão abordados temas relacionados com processos de internacionalização e insights de indústria, havendo espaço para workshops diversos, sessões com convidados externos e ainda sessões de mentoring individuais.

Em comunicado, Nuno Pimenta, industry head start ups, retail & travel na Google Portugal, garante que as empresas portuguesas têm qualidade para competir internacionalmente. "Com as ferramentas e estratégias certas queremos que este programa ajude a diminuir a lacuna entre o retalho em Portugal e a exportação via digital”.

Mas de que forma foram escolhidas estas empresas? A Google Portugal explica que as organizações foram selecionadas com base "nas suas fortes propostas de valor e por contarem com equipas ágeis que poderão testar e adaptar os seus comportamentos e estratégias".

Ao longo do programa serão estudados diversos mercados ao nível da procura, concorrência, logística, pagamentos e outros temas operacionais. Desta forma, o objetivo é que cada uma das empresas escolha quais os mercados em que quer entrar e chegue ao final das 10 semanas com vendas em pelo menos um novo mercado.

No início do ano, a Google tinha já trazido para Portugal a primeira edição do StartUps Growth Lab. Neste caso o programa é constituído por workshops, formação e mentoring para startups portuguesas, de forma a acelerarem o crescimento através da aquisição de novos clientes e de receita.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.