O grande objectivo do próximo governo português para a Sociedade da Informação é retirar Portugal da cauda da Europa nos indicadores referentes a essa área, de acordo com o programa entregue hoje na Assembleia da República, informou a agência LUSA.



Neste documento, que não difere em muito do programa eleitoral apresentado pelo PSD, partido vencedor das últimas eleições legislativas de 17 de Março (ver Notícias Relacionadas), são propostas algumas medidas para que esse objectivo seja cumprido,nomeadamente, a criação de um órgão de liderança e coordenação central sob a dependência directa do primeiro-ministro.



Retirar Portugal da cauda da Europa em matéria de Sociedade da Informação é um dos objectivos do Governo, que propõe a criação para esta área de um órgão na dependência directa do primeiro-ministro e a elaboração de um plano estratégico que abarque o período até 2005, documento esse que deverá incluir a estratégia de digitalização de toda a Administração Pública.



Desta forma, o programa garante que "todos os serviços públicos deverão estar online dentro de um ano", de modo a acelerar a implementação do e-government. Outro dos objectivos patentes nos dois programas - de Governo eleitoral - é o desenvolvimento de uma estratégia de e-business para a Administração Pública e a criação de um portal do funcionário público.



Com vista a aumentar a competitividade da economia nacional, o Governo pretende ainda acreditar entidades certificadoras de documentos digitais, criar um portal destinado às empresas e incentivar o investimento de capital de risco em empresas tecnológicas.



O programa estabelece ainda como requisito essencial para acelerar a Sociedade da Informação a generalização dos acessos à Internet por banda larga e a preços acessíveis. Para tal, o Governo afirma que irá apoiar o surgimento de novos operadores de serviços e de infra-estruturas alternativas. Outra promessa, com vista a impulsionar "uma concorrência forte e sã no sector", é a abertura das infra-estruturas dominantes em condições justas.


Notícias Relacionadas:

2002-04-06 - Fernandes Thomaz nomeado secretário de Estado do ministro da Ciência e do Ensino Superior

2002-04-02 - Ministério da C&T do PS dá lugar a Ciência e Ensino Superior de Pedro Lynce

2002-03-18 - PSD pretende juntar ensino superior com ciência e tecnologia