A Microsoft e o grupo Ribera, gestor do Hospital de Cascais, estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento de tecnologia na área da saúde, nomeadamente soluções baseadas em inteligência artificial generativa e machine learning.
O acordo, assinado entre Elisa Tarazona, CEO do grupo Ribera, e Alberto Granados, presidente da Microsoft em Espanha, envolve projetos de investigação e testes de soluções para a modernização e transformação de processos de história clínica e de recolha de dados, informação médica, entre outros, que vão aplicar-se a todas as unidades de saúde do grupo, explicam as duas empresas em comunicado.
“Estas soluções inovadoras têm o potencial de reduzir a fadiga administrativa, libertando tempo valioso do pessoal de saúde, permitindo-lhes concentrar-se e dedicar mais tempo ao atendimento ao utente”, refere a nota enviada às redações.
A Ribera faz parte do programa global Microsoft 365 Copilot Early Access, para o uso de IA generativa. O Copilot integra no ambiente de produtividade Microsoft aplicações que os profissionais usam no dia-a-dia, ajudando-os no seu fluxo de trabalho e libertando-os das tarefas repetitivas para que possam concentrar-se mais no seu objetivo final, sublinha-se.
Neste momento, estão a ser definidos grupos funcionais e de processos onde o Copilot poderá ajudar a otimizar a forma como trabalham, avaliando o seu impacto, tanto ao nível dos processos administrativos como das potenciais tarefas dos grupos ou especialidades de trabalho clínico.
O acordo assinado entre a Microsoft e a Ribera envolve também a colaboração com a Futurs, empresa tecnológica do grupo, que passa assim a ser parceira da Microsoft. O objetivo do Futurs “é dar uma resposta ótima e abrangente às necessidades da população, transformando a saúde através da inovação e da tecnologia”.
A Futurs desenvolve soluções próprias e projetos de co-inovação, e oferece serviços de consultoria estratégica, desenvolvimento e operações de TI para instituições de saúde, tanto em Espanha como nos países em que opera, incluindo Portugal.
Adicionalmente, a parceria inclui a aposta no desenvolvimento de projetos de saúde digital em diversas frentes, como a implementação de vídeoconsulta através de soluções como Microsoft Teams, e a modernização de plataformas e processos administrativos, logísticos e de gestão para o pessoal interno da Ribera.
As duas empresas também têm planos de interação com o ecossistema de parceiros e startups do setor da saúde, que passam, por exemplo, pela realização de workshops para avaliar soluções fornecidas em resposta às necessidades identificadas e aconselhamento e orientação no âmbito dos programas oferecidos pela Microsoft para startups e scale-ups que trabalham na área da saúde.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários