oito novas startups a integrar o Programa Scaling Up da Unicorn Factory Lisboa: Bhout, Enline, iLoF, KIT-AR, Maven, Nutrium, Oscar e ValuesCo formam o terceiro grupo de empresas de base tecnológica e elevado potencial de crescimento a fazer parte deste programa.

O programa, que nesta terceira edição vai decorrer ao longo dos próximos oito meses, pretende ajudar as empresas selecionadas a desenvolverem competências críticas e acelerar o crescimento e expansão de negócios, a partir de Lisboa.

As 24 empresas envolvidas na iniciativa, até à data, já conseguiram angariar junto de investidores mais de 150 milhões de euros, em diferentes rondas de financiamento. O novo grupo de oito soma um financiamento total de 45 milhões e inclui a startup que conseguiu angariar o maior investimento em rondas seed até à data em Portugal, 10 milhões de euros. O feito é da Bhout.

Veja, mais em detalhe, quem são as oito empresas escolhidas para esta nova fase do programa.

Bhout, Sports Tech

A Bhout é uma empresa de tecnologia para a área do desporto que criou o "primeiro saco de boxe com cérebro". Combina, nesta nova proposta para o mundo do fitness, sensores com visão computorizada 3D, inteligência artificial e aprendizagem automática.

Enline, CleanTech
A Enline desenvolve tecnologia de gémeos digitais e soluções baseadas em dados para ativos energéticos. Promete ajudar as empresas a transformarem a forma como monitorizam, mantêm e otimizam os seus ativos energéticos, para serem mais eficientes e sustentáveis.

iLoF, HealthTech
A iLoF criou uma plataforma de IA para acelerar a descoberta e desenvolvimento de medicamentos personalizados. Recorrendo a inteligência artificial e fotónica avançadas, a plataforma recolhe quantidades massivas de dados, que usa para construir uma biblioteca digital de biomarcadores e perfis biológicos.

KIT-AR, Industrial Tech
A KIT-AR tem uma plataforma industrial de Realidade Aumentada que fornece aos trabalhadores das empresas conjuntos de instruções personalizadas para ajudar a aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e reduzir erros nas tarefas. A plataforma dispõe também de recursos de controlo de qualidade automatizado, para avaliar a conclusão correta do trabalho realizado, e recolhe informação para efeitos de otimização contínua dos processos.

Maven.pets, HealthTech
A Maven desenvolveu uma coleira que regista informação sobre a localização e saúde dos animais domésticos e uma app que lê esses dados e os transforma, com ajuda de IA, em informação útil para o acompanhamento em tempo real pelos veterinários que os seguem. Abre caminho a serviços à distância e contribui para evitar intervenções de emergência.

Nutrium, HealthTech
A Nutrium desenvolveu uma app que permite fornecer serviços de nutrição personalizados. Tem recursos para profissionais e utilizadores desses serviços. Desenvolveu uma oferta para as empresas que queiram proporcionar aos colaboradores acompanhamento nutricional personalizado, disponibilizado também através da app de forma individualizada.

Oscar, Home Services
A OSCAR é uma aplicação de serviços ao domicílio a pedido com mais de 150 serviços de reparação, limpeza e lavandaria a preço fixo. Existe desde 2021 em Portugal e expandiu-se recentemente para Madrid.

ValuesCo, Ad Tech
A “ValuesCo permite que marcas, organizações sem fins lucrativos e editores de media lancem campanhas virais para adquirir novos clientes e envolver mais os atuais”, explica uma nota de imprensa.

“O Programa Scaling Up tem vindo a confirmar o seu valor com a atração de scaleups de maior potencial, interessadas em fazer parte do programa de crescimento após duas edições de sucesso”, defende Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa.

O responsável acrescenta que o programa avança já para a terceira edição, ainda com a segunda em marcha, porque “continuamos com muito interesse por parte de empresas em grande expansão para se envolverem com o projeto e tirarem partido do Programa”.

No último ano, o Scaling Up recebeu mais de 100 candidaturas. As empresas são avaliadas e escolhidas tendo em conta critérios como o estágio atual de desenvolvimento, investimento angariado, equipa, produto ou serviço em comercialização, potencial de crescimento, planos de expansão internacional, entre outros.

Durante o programa, as empresas contam com o apoio dos parceiros estratégicos da iniciativa, onde se integram a Brisa, Google, Galp, Delta Cafés, Cuatrecasas, Fidelidade, BPI e PwC e dos parceiros corporate, que são mais de 70 e que incluem nomes como a Glovo, KPMG ou 33NVentures.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.