A missão é simples: por cada donativo feito no programa Tree Millions Alliance será emitido um certificado NFT encriptado, com os dados das árvores que foram plantadas com a ajuda dos doadores. A iniciativa é da Binance Charity que tem o objetivo de plantar 10 milhões de árvores em todo o mundo. O programa vai ser lançado na próxima terça-feira, dia 28 de setembro, contando já com 17 participantes ligados à indústria das criptomoedas.

De recordar que a mineração das criptomoedas tornou-se num dos maiores perigos para o meio-ambiente, pelas emissões geradas no processo. As grandes empresas do sector procuram desta forma devolver à natureza energia para que os “pulmões” do planeta voltem a ser saudáveis. No processo de reflorestação, a Binance planeia ter 100 membros até ao dia 21 de março de 2022, correspondente ao início da Primavera e a data em que a ONU celebra o Dia da Floresta.

Pode acompanhar o desenrolar da iniciativa no seu website oficial, sabendo que a campanha está aberta tanto para empresas como qualquer pessoa individual. Será uma forma de ter acesso a elementos NFT em forma de certificado, em vez dos habituais diplomas em papel, que lá está, consomem árvores. A Binance diz que os NFTs são utilizados como ferramenta para monitorizar a forma como o dinheiro dos doadores é gasto, sendo os dados registados como uma espécie de árvores, mostrando quando e onde são plantadas. Todos os valores amealhados serão entregues aos parceiros associados à plantação das árvores.

Nas palavras de CZ, fundador e CEO da Binance, a indústria cripto ainda é nova e está em constante evolução, reconhecendo o papel que precisa de desempenhar para proteger o planeta. “Tree Millions é apenas um passo em frente para a mitigação do nosso impacto no mundo natural; iremos continuar a inovar e colaborar para o reduzir ainda mais”. Ainda assim reforça que a tecnologia blockchain é uma ferramenta poderosa para construir um futuro mais justo, transparente e igualitário.

Mas não é só no mundo real que a Binance quer plantar árvores. Através do seu Marketplace de NFTs, o programa Tree Millions vai passar para o virtual, com o objetivo de plantar árvores em NFT num metaverse. A empresa pretende criar a maior floresta de árvores virtuais do mundo.

A Binance NFT está ainda a recrutar criadores para participar no NFT for Good, num esforço de angariação de fundos para o programa. A nova iniciativa foi lançada em junho deste ano e tem como objetivo conduzir a criatividade em direção a mudanças positivas. E todos os certificados NFT produzidos pela Tree Millions são suportados pela Binance SmartChain, referida como consumidora de menos de 1% da energia consumida pelo Bitcoin.

Ainda dentro da sua contribuição humanitária, a Binance Charity está a trabalhar com outras ONGs dedicadas ao meio-ambiente em todo o mundo no projeto de florestação, entre elas a One Tree Planted e a Koala Clancy Foundation, com a doação de 2 milhões de dólares.

A empresa refere que lançou no ano passado a Binance Smart Chain, uma das principais blockchains verdes, consumindo menos de 1% dos sistemas bancários tradicionais e a rede Bitcoin.

Salesforce quer ver o futuro do trabalho mais sustentável e incentiva empresas a criarem Sedes Virtuais no Slack
Salesforce quer ver o futuro do trabalho mais sustentável e incentiva empresas a criarem Sedes Virtuais no Slack
Ver artigo

O futuro do planeta e a neutralidade de carbono são temas que têm estado na mesa das grandes empresas. Para além das reduções do carbono, outras iniciativas têm sido feitas para tornar o planeta mais verde. Recentemente a Salesforce assumiu-se como neutra de carbono e está também a ajudar a plantar árvores. Este ano foram encomendadas 30 milhões de árvores. Tem uma app (Tree Tracker) que ajuda a informar o estado do programa de florestação. A iniciativa teve uma parceria com a Global Citizen e a 1T.org, pretendendo atingir o objetivo de plantar 100 milhões de árvores até 2030.