A Honda celebrou uma parceria com a Panasonic para dar início à fase de testes que vai pôr à prova as baterias amovíveis que apresentou este ano na CES Las Vegas. As baterias vão ser testadas na Indonésia, onde serão utilizadas para dar energia a um conjunto diversificado de veículos. As motas, no entanto, serão os veículos a que as empresas vão dar maior atenção.
A Indonésia é o terceiro maior mercado de motas do mundo, logo atrás da Índia e da China, e o governo local tem vindo a desenvolver e a aplicar várias medidas para reduzir o impacto ambiental destes veículos, cuja utilização aumentou exponencialmente na última década. Uma das soluções prende-se com o desenvolvimento de motos elétricas, o que faz do país um dos palcos mais pertinentes para a condução destes testes.
Com este projeto, a Honda pretende demonstrar que os veículos elétricos não têm obrigatoriamente de sujeitar os seus condutores aos problemas que são frequentemente associados à sua utilização, como a fraca autonomia e o tempo de carregamento. Para isso, serão instaladas dezenas de estações de carregamento onde serão carregadas várias baterias em simultâneo, que ficarão à disposição dos condutores que precisem de trocar a bateria da sua moto por uma nova, 100% carregada.
Os testes vão começar em dezembro deste ano, e o sucesso do projeto pode ditar o início de uma nova era para a industria da mobilidade elétrica, uma vez que a viabilidade das baterias amovíveis pode eliminar muitos dos problemas associados à indústria.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários