Faltam pouco mais de duas semanas para a principal feira de tecnologias na Europa voltar a abrir portas, depois de uma edição muito limitada e mais controlada em 2020, o cancelamento em 2021 devido à incerteza da situação pandémica. Nas últimas décadas a IFA de Berlim tem marcado o arranque da temporada no segmento da eletrónica de consumo, mesmo a tempo dos meses mais relavantes de vendas nesta área que coincidem com a Black Friday e o Natal, e este ano a organização volta a apostar no modelo.

Vida ligada, sustentabilidade, inteligência artificial e robótica vão ser os temas mais relevantes da edição de 2023, que decorre entre 1 e 5 de setembro e que a organização diz que está "lotada" com mais de 2 mil marcas expositoras de 48 países. A Honor e a Hisense assumem maior protagonismo com presença no keynote, mas há ausências de peso, como a Sony, que ocupava tradicionalmente um pavilhão completo e que já em 2022 só esteve presente na IFA NEXT, mantendo porém uma participação na conferência.

A Hisense deverá anunciar um reforço da sua presença na Europa, enquanto a Honor consolida o papel no mercado de smartphones, sendo esperado o lançamento do seu smartphone dobrável, o Magic V2. Não há grande informação sobre o que a SpaceX e a Tesla podem mostrar, nem o tipo de presença que vão ter, mas estas marcas são destacadas pela organização entre as novidades para esta edição.

Outras marcas como a Siemens, Bosch, Miele, Electrolux, Liebherr, Jura, Beko Grundig, Vestel e Hama, assim como a Samsung, LG, Haier, TCL, Sharp, Panasonic e fitbit, têm também presença garantida na IFA Berlim 2023.

Os bilhetes já estão à venda e a organização adianta que espera visitantes empresariais, media e consumidores de mais de 140 países para visitarem a feira, que traz este ano novas experiências com mais de 130 mil metros quadrados de espaço de exposição, mais do que no ano passado. Pela primeira vez há uma área de sustentabilidade, a Sustainability Village, com aplicações "verdes" e para casa inteligente e um espaço de reparação de equipamentos, a Mend-and-Repair Shop que no dia 2 promete arranjar todos os dispositivos estragados.

Estão previstas casas para a vida inteligente, a House of Smart Living e a House of Robots com robótica para o lar, e a IFA NEXT vai acolher mais de 400 startups de vários países, três vezes mais do que no ano passado.

Depois de vários anos de ausência, e a separação das duas áreas, a IFA Global Markets volta a estar integrada no mesmo espaço da feira, com os produtos OEM e ODM destinados a especialistas e empresas que podem visitar a exposição e comprar componentes e produtos de eletrónica entre os dias 3 e 5 de setembro.

Veja as imagens da edição de 2022 da IFA Berlim, onde o SAPO TEK acompanhou as principais novidades