Prestes a apresentar contas do ano fiscal de 2008, que terminou a 31 de Outubro, a HP fez ontem uma análise da evolução do mercado português, sustentada em números da consultora IDC. Pedro Sacadura Bottle, director geral da área de PSG da empresa em Portugal, admite que o ano de 2008 foi atípico mas tem perspectivas positivas para 2009.

O mercado de particulares e de consumo terá sido o que mostrou maior dinamismo em 2008 na área de PCs, onde se sentiu também um maior peso de novos intervenientes no mercado, com o Governo e as operadoras de Telecomunicações a determinarem a evolução do mercado.

Pedro Sacadura Bottle mostrou os números da IDC relativos ao terceiro trimestre de 2008, que indicam que Portugal foi o país que mais cresceu na Europa Ocidental, com uma taxa de crescimento de 65,4 por cento nos PCs, com o programa e-escolas e a entrada dos mini-notebooks no mercado a assumirem um papel importante.

A HP mantém a liderança com 25 por cento de quota de mercado total, que sobe para os 32 a 42 por cento ao longo dos três trimestres de 2008 nos desktops mas alterna entre os 19 e os 29 por cento nos portáteis, onde a liderança do mercado tem mudado de mãos.

O director geral da área de PSG da HP define como apostas para 2009 a consolidação da gestão multimarcas, com a reintrodução da Compaq na gama de valor, e a consolidação das parcerias com Governo e operadores. A fabricante está ainda a investir em novos segmentos de utilizadores, diferenciando a oferta para conquistar o segmento feminino, jogadores, estudantes e a área de mobilidade empresarial.

Apesar da crise económica as expectativas de crescimento para 2009 são positivas. Pedro Sacadura Bottle acredita que o mercado de retalho continuará a crescer com base nas mesmas dinâmicas de 2008, já que o e-escola parece ter aberto um novo mercado de novos utilizadores, assim como os mini-notebooks.

Nota da Redacção: A notícia foi corrigida onde por lapso se referia que o ano fiscal da HP terminava a 32 de Outubro, o que resultou naturalmente de uma troca de teclas...