Através de alianças tecnológicas, a HP está a trabalhar para garantir soluções de protecção de conteúdos digitais mais seguras. Ainda esta semana a empresa norte-americana anunciou a sua adesão à CMLA (Content Management Licensing Authority) e ainda a proposta em conjunto com a Philips de uma nova solução de protecção de cópia à FCC.



Em simultâneo, a HP licenciou a tecnologia de protecção de vídeo à Intel, designada HDCP (high-bandwidth digital content protection), desenhada para que as imagens de vídeo não possam ser interceptadas e copiadas quando são transferidas entre plataformas diferentes.



Sustentando que a protecção dos direitos de autor na área de entretenimento digital é um factor crucial para o sucesso do mercado de conteúdos digitais, a HP pretende com estas iniciativas oferecer aos seus clientes uma experiência de entretenimento simples e atraente, integrando nos seus produtos as melhores práticas e tecnologias nesta área, refere um comunicado à imprensa.



Apesar de se ter mantido afastada da CMLA aquando da sua criação em meados de Fevereiro, a HP acabou por se associar agora a esta iniciativa que visa a formação de uma autoridade de licenciamento na área dos conteúdos digitais e o apoio ao trabalho da Open Mobile Alliance nas especificações relacionadas com DRM (Digital Rights Management).

A parceria com a Philips, incluída nesta iniciativa, visa o desenvolvimento de uma nova tecnologia de protecção de cópia que garanta a gravação de conteúdos a partir de emissões digitais por canais de televisão e cabo. A tecnologia foi já proposta à FCC, a entidade reguladora do mercado norte americano, e integra-se nas regras adoptadas por esta comissão na área de broadcast para a emissão de uma marca que evite a cópia indiscriminada dos conteúdos.



Esta tecnologia deverá também permitir a protecção de emissões de televisão "copy-once" e serviços de cabo unidireccionais, explica a HP, assim como para formatos DVD+R, DVD+RW e DVD+R Double Layer.




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