Depois de no início de novembro vir a público a notícia de que a Xerox fez uma proposta de aquisição à HP no valor de 33,5 mil milhões de dólares, a tecnológica vem agora anunciar que rejeitou por unanimidade a proposta. Em causa está uma proposta que "subestima significativamente a HP" e não serve os seus interesses.

Num comunicado deste domingo onde divulga a carta enviada ao CEO da Xerox John Visentin, a HP anunciou que o conselho de administração da empresa rejeitou de forma unânime a proposta, apresentando várias justificações. A questão financeira da também empresa americana foi outro fator que contribuiu para esta decisão, explicado carta onde "o potencial impacto da dívida excessiva" é referido como uma possibilidade de desvalorização da empresa que seria incorporada.

Enrique Lores é o novo CEO da HP
Enrique Lores é o novo CEO da HP
Ver artigo

Apesar desta rejeição, a HP diz continuar aberta a futuras parcerias e à possibilidade de avaliar uma transação de menor valor. O conselho considerou "crítico" explorar "sinergias alcançáveis" entre as empresas e apelou à Xerox para pensar em soluções.

"Reconhecemos os benefícios potenciais da consolidação e estamos abertos a explorar se há valor a ser criado para os acionistas da HP por meio de um possível acordo com a Xerox", pode ler-se ainda na carta assinada pelo CEO da HP, Enrique Lores, e pelo presidente do conselho, Chip Bergh.

Um teste ao CEO da HP com menos de um mês a exercer funções

CEO da HP desde 1 de novembro, Henrique Lores trabalha na empresa há mais de 30 anos, tendo começado como engenheiro estagiário. A exercer funções há pouco mais de duas semanas, esta foi já uma decisão importante que teve de tomar, numa altura em que as receitas do último trismestre no no setor das impressoras cairem 5% comparado com 2018.

A proposta surgiu na mesma altura em que a Fujifilm, joint ventura da Xerox, anunciou que adquiriu em 100% a Fuji Xerox, anteriormente "nas mãos" da Xerox, numa parcela de 25%. A "disputa" durou dois anos e resultou numa venda no valor de 2,3 mil milhões de dólares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.