O estudo "Global Powers of Consumer Products Industry", da Deloitte, posiciona a HP, a Samsung e a Matsushita Electric - que no ocidente assume a designação Panasonic - como as três empresas de electrónica de consumo com maior volume de vendas a nível mundial. A fabricante norte-americana assume o primeiro posto do ranking com vendas na ordem dos 91,6 mil milhões de dólares.



Este nível de facturação vale também à HP o segundo lugar no top mundial de vendas do mercado de consumo em geral. A líder da tabela é a Altria, uma empresa do ramo alimentar, bebidas e tabaco que factura 101,4 mil milhões de dólares.



O terceiro lugar da lista das maiores empresas de consumo é também ocupado por uma tecnológica, a Samsung, que regista um volume de vendas na ordem dos 90,5 mil milhões de dólares.



A análise da Deloitte considera que o segmento dedicado à electrónica de consumo é o segundo mais importante a nível de vendas mundiais - 23,5 mil milhões de dólares em média por empresa - obtendo uma quota de 32,5 por cento de entre as várias actividades ligadas ao consumo. O sector que mais factura é o alimentar com 41,1 por cento de quota de mercado.



Somando o volume de vendas das 250 maiores empresas mundiais com produtos orientados ao consumo, os valores apurados pela Deloitte apontam para uma facturação global de 2,65 triliões de dólares, com 28 por cento da facturação a pertencer às 10 maiores empresas do ranking.



Notícias Relacionadas:

2008-04-11 - HP ultrapassa um milhão de computadores pessoais vendidos em Portugal

2008-01-25 - HP aumenta vendas no mercado nacional em 42%