No ano passado a tendência traçada no mercado português de smartphones apontava para a opção por equipamentos com preços abaixo dos 200 euros, mas a tendência está a mudar à medida que os utilizadores procuram adquirir a segunda ou terceira geração de equipamentos.
“Este ano os utilizadores vão querer um equipamento um pouco mais premium, acima dos 250 euros”, explica o director da área de consumo da Huawei Portugal, sumarizando a tendência em três factores: melhor produto, melhor qualidade e melhor experiência.
Estas são áreas onde a marca chinesa quer apostar com uma linha de equipamentos onde o design e a qualidade marcam presença. Globalmente a empresa já conquistou a terceira posição do mercado, e em Portugal os números da GfK mostram que a Huawei está em terceiro lugar nas vendas de smartphones Android, com uma quota de 6,5% entre janeiro e julho de 2015.
“Crescemos muito entre janeiro e julho, e nesse mês a nossa quota de mercado foi de 9,5% [em unidades no mercado total de smartphones em Portugal no mês de julho 2015]”, adiantou ao TeK Akin Li. O objectivo é “continuar a oferecer melhor produto e serviço, mas queremos também aumentar o reconhecimento da marca no mercado”. A empresa já investe mais de 10% da sua receita global em Investigação e Desenvolvimento e está agora a canalizar mais recursos também para potenciar a experiência dos utilizadores nos pontos de venda e a interacção nas redes sociais.
O novo Huawei Mate S que foi apresentado na IFA é uma das apostas para o final do ano, diferenciando-se pelo design e a experiência de utilização, assim como potencial na área da fotografia, mas também pela qualidade técnica e a duração da bateria, defende o diretor da área de consumo da Huawei Portugal.
Com o novo smartphone Huawei Watch a chegar ao mercado português, Akin Li admite que esta é ainda uma área nova e em que os consumidores vão querer experimentar, mas não adianta perspectivas de vendas.

 

Nota da redação: foi acrescentada informação sobre a quota da Huawei em julho de 2015.