A Huawei assinou esta quarta-feira vários acordos de formação e investigação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e com as universidades de Évora e Trás-os-Montes.

Os acordos surgem no âmbito da visita do governo português à China durante a qual estava prevista a celebração de várias parcerias entre entidades portuguesas e chinesas. A assinatura decorreu na sede da Huawei, em Shenzhen, e foi presenciada pelo primeiro-ministro e pelos secretários de Estado da Indústria e da Internacionalização da Economia.

"Com a Huawei foram assinados quatro acordos: um com a PT para o desenvolvimento da rede de infraestruturas e três aqui, hoje, com duas universidades portuguesas, tendo em vista a formação e a investigação", disse António Costa em declarações à imprensa.

Relativamente à possibilidade de a empresa instalar um polo tecnológico em Portugal, o líder do executivo confessou haver vontade "manifestada pelo presidente da Huawei de desenvolver a sua atividade" em território luso, no entanto, "ainda há aspetos a serem maturados e os trabalhos terão de se desenvolver". "As sementes estão a ser lançadas e vão seguramente florescer", disse o primeiro-ministro.

Por outro lado, em conversa com os jornalistas que têm acompanhado a comitiva, um assessor de imprensa da multinacional chinesa fez saber que, para já, a instalação do pólo não faz parte dos planos de curto prazo.