Ainda em segundo lugar no Top 5, a Huawei vendeu 8,5 milhões de terminais na Europa, numa quebra de 16% nas vendas face ao mesmo período de 2018, resoltado direto das sanções nos EUA e nas dúvidas geradas junto dos consumidores, principalmente relativas à manuetnção do sistema Android nos seus smartphones.

Este deslize foi aproveitado pela Samsung que aumentou a sua posição no mercado, reforçando a quota para 40,6%, a mais elevada nos últimos cinco anos. A fabricante coreana aumentou as vendas do segundo trimestre para os 18,3 milhões de unidades, um crescimento de 20% face a mesmo período do ano anterior. Os seus modelos da série A venderam mais de 12 milhões de unidades, com o Galaxy A10, A20e, A40 e A50 a vender mais unidades do que o segundo maior fabricante da lista.

A Xiaomi também continua a crescer. Neste trimestre aumentou em 48% as vendas, o que torna a marca numa das maiores forças na Europa. Segundo dados da Canalys a marca chinesa passa dos 2,9 milhões de vendas no segundo trimestre de 2018 para 4,3 milhões.

No top 5 da quota de mercado tudo se mantém igual ao mesmo período do ano passado, com a Samsung em primeiro, Huawei em segundo, Apple em terceiro e HMD Global (Nokia) em quarto.

Apesar de se manter em terceiro lugar, a Apple também sofreu perdas neste trimestre, com 17% de quebra de vendas e 6,4 milhões de unidades de iPhones comercializados.

tek tabela samsung e xiaomi

Top 5 liderado pelos Android, com um iOS a intrometer-se

Além da liderança na quota de mercado, a Samsung lidera também no top 5 de vendas, com o Galaxy A50 a vender mais de 3 milhões de unidades. Além do A50, no top surgem também o A40 e o A20e. O Redmi Note 7 aparece em terceiro com 2 milhões de unidades vendidas, e o iPhone XR surge em quinto com 1,8 milhões de unidades vendidas.

tek telemoveis