Apresenta-se como a primeira solução a unificar, num único fluxo digital, os processos de gestão de despesas e reservas de viagens. O objetivo da SAP Concur é permitir aos colaboradores uma experiência end to end e às equipas financeiras a visibilidade total das despesas.

Em Portugal, onde acaba de assinalar dois anos de atividade, ultrapassou no final do ano passado as 700 empresas internacionais que utilizam o seu software, “um número que tem vindo a crescer fruto da consolidação de soluções, nas grandes multinacionais, que procuram soluções globais que realmente possam ser utlizadas por todos os colaboradores a nível mundial”, referiu João Carvalho, Head of SAP Concur for Southern Europe, em declarações ao SAPO TEK.

Em 2023, o crescimento em número de clientes de empresas portuguesas foi de 50%, sustentado tanto por empresas de grande dimensão como pelo segmento PME.

“Observámos um crescente interesse na digitalização do processo das despesas, como já vinha a ser habitual nos anos anteriores e, em 2023, vimos com muito agrado um crescente interesse na digitalização dos processos de gestão e reservas de viagens”, referiu João Carvalho.

o número de relatórios de despesas cresceu 49% face aos valores registados em 2022, evolução que ficou a dever-se não só aos novos clientes, mas também ao aumento da utilização da solução por “clientes mais maduros”.

O valor total dos relatórios subiu 50% na comparação homóloga, graças a um valor unitário por relatório superior que está relacionado com a inflação e com a normalização da mobilidade empresarial, explicou o responsável.

“Há uma preocupação cada vez maior por esta área e estamos seguros de que, nos próximos anos, o mercado adotará novas soluções e estaremos mais próximos dos restantes países europeus, isto também porque a legislação local é, desde 2019, mais favorável à adoção de soluções de digitalização”, sublinhou.

A mais valia da SAP Concur é possibilitar uma gestão “moderna” dos fluxos de gestão de despesas e viagens corporativas, considera, "processos estes tipicamente ainda muito manuais e ineficientes nas organizações".

Nesta área de negócio específica, há particularidades no mercado português. Embora o comportamento dos clientes seja idêntico, “ainda existe alguma falta de atenção e, por consequência, uma certa falta de maturidade por parte das organizações em relação aos processos de gestão de gastos e viagens”, disse João Carvalho.

Por outro lado, o mercado português também tem “uma grande oportunidade” para adotar as melhores práticas internacionais e dar assim um salto qualitativo na gestão destes processos, “conseguido eficiências internas relevantes e uma excelente melhoria da satisfação do colaborador”.

Em termos de estratégia tecnológica, João Carvalho sublinhou que a SAP Concur quer continuar a trabalhar na evolução das suas soluções, “sempre com o objetivo de simplificar e automatizar estes processos em concreto”. O responsável acrescentou que a grande aposta passa pela adoção da Inteligência Artificial generativa, “embebida nos processos e, desta maneira facilitar a tarefa do utilizador final e, claro, também das áreas de controlo financeiro”.