A IBM anunciou ontem que vai flexibilizar o modelo de atribuição de preços aos seus produtos de software, com o objectivo de aumentar a sua quota de mercado entre as empresas que empregam entre 100 a 1.000 colaboradores, sector onde a IBM revela ter menos de 10 por cento de representatividade com o seu middleware WebSphere.



"Mudámos o esquema de atribuição de preços para que passemos a cobrar por utilizador, que pensamos permite a este género de clientes de menor dimensão começar de modo pouco dispendioso", afirmou John Swainson, director geral da área de aplicação e integração de middleware da IBM, citado pela Reuters.



O preço do servidor aplicacional WebSphere-Express da IBM começa nos 25 dólares por utilizador, indicou a empresa. Normalmente o preço é atribuído ao software com base no número de processadores numa empresa, explicou Swainson. Mediante esses termos, vende-se a 2.000 dólares por processador.



Um negócio de média dimensão poderá ter um servidor com dois processadores, o que significa que terá de gastar 4.000 dólares pelo software. Se a empresa tiver só 100 colaboradores, contudo, o preço de 25 dólares por utilizador irá totalizar 2.500 dólares, o que torna esta opção menos dispendiosa.



A IBM irá vender versões de menor custo do WebSphere Application Server, do WebSphere Portal e das WebSphere Business Connections. A empresa anunciou ainda o lançamento do seu software de base de dados DB2 para o primeiro trimestre de 2003. Disponível nos sistemas operativos Linux, Windows e Unix, o preço do DB2-Express começará nos 1.000 dólares, indicou.



Por último, a fabricante adiantou ainda que tem uma oferta de serviço de gestão para fornecer segurança para portais, extranets e outras aplicações empresariais.



Notícias Relacionadas:

2002-11-11 - Sun altera modelo de licenciamento e anuncia "caixas" novas para os seus produtos

2002-07-23 - Palm e IBM anunciam parceria para o mercado empresarial móvel

2002-01-14 - IBM finaliza aquisição da CrossWorlds Software

2001-03-14 - IBM lança nova versão de WebSphere para servidores e mainframes