A IBM anunciou recentemente a criação de uma nova unidade integrada na sua área de Global Services, destinada a ajudar as empresas na construção de portais Web que permitam que funcionários, clientes e fornecedores possam aceder a informação e executar tarefas como o preenchimento de notas de despesa ou o acompanhamento de encomendas.



Integrando 2.000 consultores dos IBM Global Services, a nova unidade pode fornecer serviços para clientes que usem um qualquer portal de software a seu gosto, embora a IBM também pretenda promover a sua própria linha de portal de software, como o servidor de aplicações WebSphere, assim como o software da Lotus e Tivoli.



A fabricante indicou ainda que a unidade se irá especializar na consolidação de numerosas intranets em apenas um site que também possibilita que os empregados desempenhem tarefas por eles próprios, como o preenchimento de guias de despesa ou fazer a gestão de planos de reforma. A IBM pensa igualmente incorporar formação online, directorias para funcionários e instant messaging nos portais. Também será possível tornar os portais disponíveis através de dispositivos móveis, como telemóveis e PDAs.



A nova divisão e-Workplace Practice pretende conduzir as intranets e os portais empresariais ao próximo nível, indica a IBM, alargando todos os géneros de aplicações e informação disponíveis através deles e consolidando as muitas intranets que algumas empresas mantém numa única "mega-intranet".



Notícias Relacionadas:

2001-12-06 - IBM lança portal para PMEs