O objetivo da parceria passa por dar às empresas que usam a plataforma de analítica da IBM - Watson Analytics a oportunidade de juntarem à informação que tradicionalmente entra em linha de conta para tomar decisões, como as vendas, aspetos sazonais, geográficos ou outros, dados das redes socais.
Incluem-se nesse leque informação sobre a forma como os clientes ou seguidores da marca na rede social recebem os produtos ou reagem aos lançamentos feitos pela empresa, ou a análise de tendências, por exemplo.



A IBM assegura que tem uma equipa com mais de 4 mil funcionários pronta a ajudar as empresas a tirarem o melhor partido da plataforma de analítica e revela que 100 das empresas que testaram o produto já estão a identificar vantagens.



Em declarações ao site inglês V3 um responsável da Big Blue sublinha que este é mais um exemplo do empenho da empresa na aplicação das suas tecnologias a novas áreas, neste caso para explorar o potencial das plataformas sociais, tirando partido das tecnologias de Big Data.



A IBM tem investido em força na transformação do negócio e num reposicionamento orientado à prestação de serviços assentes na análise massiva de informação, que possam ajudar as empresas a orientar decisões de negócio.



Os media sociais são uma das áreas que tem tentado explorar, tal como a mobilidade e daí já nasceram outros acordos com parceiros (a Apple também está no leque) que seriam menos prováveis se a empresa mantivesse o modelo de negócio com que conduzia a operação há uma década, ou mesmo há cinco anos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico