No âmbito da política de controlo e redução de custos a Vodafone vai colocar em outsourcing a área de desenvolvimento de aplicações e serviços de manutenção TI. A decisão, que afecta a generalidade das subsidiárias do grupo, estende-se também a Portugal que juntamente com Espanha, República Checa, Austrália, Nova Zelândia, Portugal, Irlanda e Grécia terão como parceiro tecnológico a IBM.



Parte dos acordos entram em vigor já no início de 2007, mas a Vodafone Portugal optou por integrar uma segunda fase do projecto de externalização daquelas áreas de actividade e fonte da operadora explica ao TeK que o acordo com a IBM não deverá começar a produzir efeitos antes de finais do próximo ano.



Até lá, cada país irá desenhar um plano detalhado de operacionalização da parceria com o outsourcer, que em algumas operações será a EDS. A Vodafone mantém o controlo das operações, enquanto o parceiro tecnológico se encarrega da criação de código e da manutenção dos sistemas de billing e das aplicações de relacionamento com o cliente.



Dados anteriormente fornecidos pela Vodafone indicavam que no anterior ano fiscal a empresa gastou 837 milhões de euros nesta área. Com base nos números prevê-se que o outsourcing permita atingir poupanças de 25 a 30 por cento em 3 a 5 anos.



Notícias Relacionadas:

2003-06-06 - BCP negoceia acordo de outsourcing de sistemas de informação com IBM

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.