A IBM anunciou a compra da FileNet, uma empresa de software de gestão, por 1,6 mil milhões de dólares, um investimento que vem dar continuidade à aposta da empresa no fortalecimento da sua área de arquitectura orientada aos serviços (SOA).


O software e serviços da FileNet serão integrados nos sistemas para SOA da IBM, mais concretamente, na área de gestão de processos de negócio e do ciclo de vida das informações.


O fecho da aquisição está previsto para o quarto trimestre deste ano, quando o investimento for aprovado pelos accionistas e autoridades reguladoras. Por essa altura a IBM planeia integrar as actividades da FileNet nos seus sistemas ECM, continuando a dar suporte as plataformas da empresa. A integração das tecnologias de business process management (BPM) e de SOA com o software da FileNet também fazem parte dos planos da fabricante americana.


Depois de adquirir na semana passada a Webify Solutions e a MRO Software, a IBM continua a investir nos processos SOA através do investimento na FileNet, uma empresa com lucros na ordem dos 117,1 milhões de dólares em receitas, sendo 48,3 milhões provenientes do software que fabrica.


A IBM fez cerca de 40 aquisições nos últimos três anos estando a planear mais acordos nos segmentos de software e serviços

Notícias Relacionadas:

2006-08-07 - IBM aposta em SOA com a aquisição de duas empresas

2006-07-31 - IBM abre Centro de Serviços Partilhados em Braga