A IBM anunciou a redução da sua participação na fabricante Lenovo, que, no seguimento do comunicado, suspendeu temporariamente o comércio das suas acções na bolsa de Hong Kong.



De acordo com as informações publicadas hoje pela Reuters, a Big Blue colocou à venda 300 milhões de acções, o que se traduz numa redução de 15 para 11,5 por cento da sua participação na empresa.



O valor total do negócio deve fixar-se nos 98 milhões de euros estando o comando das operações entregue ao Citigroup, adianta a mesma fonte. O preço de cada acção situa-se entre os 3,20 e os 3,30 dólares de Hong Kong.



É de recordar que em Dezembro de 2004 a IBM vendeu sua unidade de PCs à Lenovo por 1,75 mil milhões de dólares através de uma aliança estratégica que colocava a empresa norte-americana como o principal fornecedor de serviços e financiamento a clientes Lenovo.



Na altura em que o acordo foi estabelecido, a fabricante chinesa assumiu que a parceria seria importante não só para reforçar a sua presença no mercado asiático como também para se expandir no Ocidente apoiando-se na posição já conquistada pela IBM.

Notícias Relacionadas:

2005-03-10 - Negócio entre IBM e Lenovo recebe aprovação final dos reguladores americanos