Foi hoje anunciada pela JDS Uniphase, uma empresa que desenvolve produtos para o mercado das comunicações em fibra óptica, a finalização do processo de compra da divisão de transmissores e receptores ópticos da IBM. O negócio, no valor de 340 milhões de dólares (376,07 milhões de euros ou 75,3 milhões de contos), vai permitir à JDS entrar no mercado da comunicação de dados para além do sector das telecomunicações, onde já opera.



De acordo com os termos do negócio, a JDS Uniphase está também comprometida a pagar à IBM, com base nos futuros lucros da divisão adquirida, uma quantia que pode ascender aos 85 milhões de dólares em dinheiro (94 milhões de euros ou 18,8 milhões de contos) ou acções no início do ano que vem. Nesta fase, o pagamento foi feito também em dinheiro e acções – 100 milhões de dólares (110,59 milhões de euros ou 22,1 milhões de escudos) e 26,9 milhões de quotas do lote de acções da JDS.



Segundo informações prestadas pelos responsáveis da JSD à agência de notícias Reuters, as operações desta empresa vão agora abranger desde as telecomunicações de longa distância, a condutores de curta distância até às aplicações empresariais de telecomunicações. Note-se que a divisão da IBM, agora da JSD, desenvolve, entre outras coisas, transmissores small-form-factor.



Apesar da conclusão do processo de aquisição da divisão da IBM, a JSD já tinha anunciado no mês passado que as suas vendas iriam sentir uma quebra durante o segundo trimestre do ano fiscal que terminou a 29 de Dezembro, quebra essa que se iria igualmente prolongar no trimestre agora a decorrer. Além disso, os resultados relativos ao ano fiscal terminado em Junho de 2001 foram dos piores algumas vez conseguidos por esta empresa que apresentou perdas no valor de 50,6 mil milhões de dólares (55,96 milhões de euros ou 11,2 milhões de contos).