A Ricoh e a IBM assinaram uma joint venture que vai dar origem à criação de uma nova empresa dirigida à área da impressão, onde será integrada a unidade da IBM dedicada a esta área.



Nos termos do acordo a Printing Systems Division da IBM passa a ser gerida pela Ricoh, que controla a nova empresa numa primeira fase com uma posição de 51 por cento, que passa a 100 por cento num período de três anos.



Em compensação a IBM vai receber pelo negócio 725 milhões de dólares, que incluem um fee de 35 milhões de dólares para garantir o fornecimento de serviços de manutenção à nova InfoPrint por um período de três anos.


A InfoPrint vai operar com 1.200 empregados e manter o mesmo responsável que dirigia os destinos da empresa enquanto unidade da IBM. A prazo mais de mil empregados da IBM da área de serviços de manutenção deverão juntar-se à nova companhia.



"Este é um acordo chave nos esforços da Ricoh para se tornar um fornecedor global de soluções de impressão. Vamos investir os recursos necessários para tornar a InfoPrint Solutions Company num negócio central," sublinha Masamitsu Sakurai, presidente da empresa japonesa citado na imprensa internacional.



O negócio tem contornos semelhantes ao realizado pela IBM na área dos computadores pessoais, quando vendeu à Lenovo essa área de negócio.



Notícias Relacionadas:

2005-05-02 - Lenovo completa aquisição da unidade de PCs da IBM

2002-01-02 - IBM vende divisão de óptica à JDS Uniphase

2002-12-09 - IBM adquire Rational por 2,1 mil milhões de dólares

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.