A data da feira de eletrónica de Berlim já está marcada para 4 a 9 de setembro, embora comece mais cedo para alguns eventos específicos, e Christian Goeke, diretor da Messe Berlin, admite que no 30º aniversário da feira de eletrónica de Berlim está tudo bem encaminhado para voltar a superar os números registados no ano passado.

Com o mercado da eletrónica de consumo em transformação acelerada, sobretudo devido à maturidade dos principais mercados mas também às mudanças na tecnologia e nas tendências de consumo, a preocupação dos responsáveis pela feira tem sido de adaptar a exposição às alterações do mercado, admitiu o diretor da Messe Berlin na IFA Global Press Conference.

"o driver de inovação da indústria garante ainda mais crescimento. É um reflexo do mercado mas tem também impacto no peso global da IFA, no seu crescimento e importância", afirma Christian Goeke.

A par do enfoque tradicional na eletrónica de consumo, as comunicações assumem um papel cada vez mais relevante no espaço da feira, com a e-on, T-mobile, Vodafone, SK Telecom a apostarem no espaço de exposição, mas também a SK Telecom e a ZTE a assumirem a IFA como importantes na sua estratégia.

A Samsung volta a protagonizar um grande investimento, mantendo a presença no “Cubo” que foi inaugurado no ano passado e onde conjuga toda a sua oferta nas áreas de comunicações móveis, TV e eletrodomésticos.

Este ano também a Microsoft pode marcar presença, algo que está ainda “em negociação” como admitiu Christian Goeke, o que parece natural até porque pela primeira vez a empresa de Redmond foi um dos patrocinadores do evento de antecipação.

O diretor da Messe Berlim adiantou aos jornalistas que a feira está a trabalhar para ter um novo espaço dentro de dois a três anos de forma a responder ao crescimento da IFA, embora não tenha adiantado grandes pormenores.
Em 2014 a IFA registou mais de 47.800 visitantes e ocupou 149.500 metros de área de exposição.

Para este ano estão a ser preparadas algumas novidades, entre as quais se contam “visitas guiadas” com uma orientação profissional e focadas em temas como impressão 3D, Automóveis, drones, smart TV, smart wearables, smart living e startups, entre outras.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico