A portuguesa Ifthenpay fechou 2024 com um crescimento de 27% no seu volume de negócios, para 7,1 milhões de euros. O crescimento também se fez sentir no volume de pagamentos movimentados, que subiu 19%, para 1,5 mil milhões de euros, e no número de Entidades Aderentes, que aumentou 10%, para um total de 30.000.

Para 2025, a empresa especializada em pagamentos digitais empresariais ambiciona um crescimento de 25% no seu volume de negócios, para cerca de 9 milhões de euros, além de uma subida para 1,8 mil milhões de euros no volume de pagamentos movimentado. A Ifthenpay espera também que o ano de 2025 permita adicionar mais 1.000 novos clientes, crescendo para um total de 31.000 até final do ano.

Duplicar as exportações é outra das ambições da empresa, que espera que passem a representar 15% do volume total da sua faturação, olhando em particular para os mercados da Espanha e Croácia como os que mais deverão crescer.

Num encontro com jornalistas em Lisboa, em que o SAPO TEK esteve presente, Filipe Moura e Nuno Breda, fundadores da Ifthenpay, realçaram que a internacionalização é uma das áreas-chave em que a empresa vai investir este ano, com vista a reforçar a presença no mercado europeu.

Os resultados do primeiro trimestre de 2025 já apresentam um panorama positivo, com a empresa a registar um aumento de 25% no volume de negócios, assim como um crescimento de 23% no volume de pagamentos movimentados e de 15% no número de novos clientes.

Entre as novidades que tenciona implementar este ano estão novos produtos e tecnologias, incluindo o suporte a métodos de pagamento como o PIX e, em breve, o Bizum. Para a Ifthenpay, o reforço das suas parcerias com várias empresas permitirá também expandir a sua presença no mercado.

Filipe Moura detalha que o suporte aos pagamentos via PIX é uma oferta concebida para o público brasileiro em Portugal. Já no caso do Bizum, o responsável afirma que o suporte a pagamentos com a app representará um papel "muito importante” na estratégia de expansão para Espanha.

Ainda este ano, a empresa avançou com uma novidade na sua plataforma, numa solução all-in-one para e-commerce que integra loja online, pagamentos online e presenciais, faturação e débitos diretos.

“Temos vindo cada vez mais a colocar funcionalidades no back-office dos clientes”, explica Filipe Moura, com novas opções que transformam a plataforma da Ifthenpay “numa espécie de ‘super-app’ com tudo o que eles necessitam”.

De acordo com os fundadores da Ifthenpay, a solução tem ajudado a impulsionar o crescimento no número de clientes, trazendo mais 300 num período de duas semanas, facilitando a forma como as empresas gerem os seus pagamentos, impactando também a forma como crescem. “Nós crescemos com o crescimento dos nossos clientes”, realça Nuno Breda.

Garantir a segurança das transações é uma prioridade e, além do investimento contínuo em medidas contra fraudes, a empresa avança que já está a trabalhar na implementação do DORA (Digital Operational Resilience Act).

Como explica Filipe Moura, a empresa tem vindo a dar vários passos rumo à implementação do regulamento europeu. Para já, a questão mais desafiante neste processo é o requisito de assegurar que os fornecedores são DORA-compliant, explica o responsável. No entanto, tendo em conta que este ainda é o “ano zero” de implementação, espera-se que cumprir este requisito se torne eventualmente mais fácil.