O Indie X está de regresso e, este ano, a montra nacional e internacional de produções independentes do mundo do gaming, junta forças com a DevGAMM, que decorre entre os dias 16 e 17 de novembro, no hotel The Oitavos Luxury, em Cascais.

Centrada no lado mais empresarial da indústria de videojogos e reunindo profissionais na área, com foco em especial no desenvolvimento de jogos, a DevGAMM nasceu na Ucrânia em 2008. Depois de várias edições em países no leste da Europa, a conferência internacional teve de fazer alterações devido à guerra na Ucrânia, escolhendo Lisboa como um dos locais de excelência para a próxima edição do evento.

Ao SAPO TEK, Ricardo Correia, responsável pelo Indie X, detalha que a parceria entre eventos nasceu de um “encontro de vontades”, com a DevGAMM a querer apostar no “showcase” de jogos e com o Indie X a querer explorar mais o segmento Business-to-business (B2B).

Como realça o responsável, a combinação entre eventos traz também oportunidades para os developers. “Ao longo dos anos tem havido um crescimento muito grande e tem sido muito interessante o que tem acontecido a nível de eventos Business-to-Consumer (B2C)”, começa por explicar.

No entanto, no que toca aos eventos B2B, o panorama é diferente. “O investimento de ir aos eventos onde estão os investidores e os publishers internacionais” é mais difícil para os developers, incluindo para os estúdios portugueses mais pequenos, sobretudo por uma questão económica.

“Ir a uma Devcon na Alemanha, a uma GDC em São Francisco, ou mesmo até ir ao DevGAMM quando acontecia ou na Polónia ou na Ucrânia, é mais difícil por causa do investimento que acarreta”, afirma Ricardo Correia.

Deste modo, trazer “um evento desta dimensão para Portugal” é dar aos estúdios, assim como a “empresas que estão a surgir em Portugal e também algumas que já estão estabelecidas”, a possibilidade de “terem esse contacto com grandes nomes da indústria”, além de investidores e publishers “que vão estar presentes e que querem conhecer o que se está a passar” no país.

Os 50 finalistas da edição de 2023 do Indie X vão estar em exposição durante a DevGAMM. Além disso, em parceria com a Associação de Produtores de Videojogos Portugueses (APVP), haverá espaço para uma seleção especial de jogos nacionais que foram submetidos à edição deste ano da Indie X.

Ainda antes, as criações dos 50 finalistas terão a oportunidade de estar em exposição em transmissões online através do canal da RTP Arena na Twitch, entre os dias 23 e 27 de outubro. Já entre os dias 17 de 19 de novembro, os jogos serão depois adicionados à página da Indie X na Steam.

“Ainda estamos a analisar jogos. A primeira coisa que sentimos e onde aconteceu um crescimento exponencial, muito durante a pandemia, durante as edições digitais, é o número de submissões tem aumentado de ano para ano”, realça Ricardo Correia.

Segundo o responsável, é já possível ver “jogos de calibre internacional”, incluindo títulos “que têm criado burburinho mediático e que estão a concorrer para vir ao Indie X”. “Este ano é, possivelmente, aquele que vamos novamente firmar-nos como uma das melhores seleções de jogos independentes do mundo”, enfatiza.

As candidaturas da edição de 2023 do Indie X estão abertas até ao dia 10 de setembro e todos os interessados podem aceder a mais informação no website do evento.

Clique nas imagens para ver os vencedores da edição de 2022 do Indie X