Mantendo o esquema de reserva de dois dias só para visitantes profissionais, a Infopor/Expotelecom 2003 abre hoje as portas em Lisboa contando com a presença do Ministro-adjunto do Primeiro-ministro, José Luís Arnaut na inauguração. O responsável governamental para a Sociedade da Informação e Governo Electrónico corta a fita virtual da Feira da Convergência, este ano fortemente marcada pelos projectos da Administração Pública para o Governo Electrónico.

A feira dura até Domingo, dia 26 de Outubro, funcionando nos quatro dias entre as 14h e as 22h, à excepção do dia de encerramento em que fecha as portas às 21h. Os visitantes profissionais têm espaço livre hoje e amanhã, sendo que no Sábado e domingo as portas estão abertas a todos os interessados.

A organização da feira é realizada conjuntamente entre a Certame e a Expolíder, que durante uma década asseguraram os desígnios da Inforpor e da Expotelecom, respectivamente. A decisão de juntar os dois eventos afigurou-se este ano como a mais lógica, garantindo uma maior representatividade do mercado, sem fronteiras entre Informática e Telecomunicações que actualmente já não se justificam.

Mas, a verdade é que a esta junção não é também alheia a crise do sector, que no não de 2002 impediu mesmo a realização da Expotelecom. Depois de anos em que as duas empresas e as duas feiras se rivalizaram para encontrar clientes e visitantes em certames concorrentes, a junção dos eventos parece ser a melhor solução para responder à crise que impede as companhias desta área de estar representadas em duas feiras diferentes. Ainda assim, o espaço total ocupado é inferior ao do ano passado, com apenas 17 mil metros quadrados quando em 2002 se contabilizaram 20 mil. O mesmo se passa com o número de expositores, que se fica pelos 183, quase duas dezenas a menos do que na edição anterior da Inforpor.

Para esta edição as empresas vão manter a conjugação dos nomes de marca das duas feiras - Inforpor e Expotelecom - para propiciar o reconhecimento e consolidação do novo evento, mas esta opção poderá ser diferente no próximo ano.

eGovernment e conferências

A Inforpor 2003/ Expotelecom conta com o apoio da UMIC e de três das principais associações deste sector, a ASSOFT - Associação Portuguesa de Software -, a ANETIE - Associação Nacional das Empresas
de Tecnologias de Informação e Electrónica - e a APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação.



É precisamente a UMIC que acaba por ditar o tema principal da feira, abrindo o dia de hoje com uma conferência dedicada ao eGovernment e dando a conhecer à indústria os principais projectos da Administração Pública para o Governo electrónico. Esta conferência é acompanhada pelo "Espaço eGov" onde se realizam demonstrações de soluções e workshops especializados de Tecnologias de Informação e comunicação para a modernização da Administração Pública.

Em paralelo com a feira decorrem ainda outras conferências no VIP Lounge subordinadas a temas como o Emprego e Gestão de Carreira Individual, PMEs e Mercados Emergentes e o Linux e Software livre em Portugal.

O software open source vai ter também um espaço privilegiado com a presença, pela primeira vez, da Adetti, a associação sem fins lucrativos que desenvolve o projecto Linux Caixa Mágica e que apresenta a sua versão para PMEs, Linux@PME. No stand da Adetti decorrem também outras demonstrações de aplicações baseadas em software livre.

A feira conta ainda com um espaço reservado às universidades e a instituições de ensino superior que realizam projectos de desenvolvimento e investigação na área das TMT, estando presentes a Universidade Nova de Lisboa (UNL) através do Madan Parque, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra.

Notícias Relacionadas:

2003-10-21 - Inforpor 2003 estreia creditação através de SMS

2003-05-12 - Certame e Expolíder juntas na "feira da convergência"

2002-10-24 - Inforpor 2002 abre as portas para visitas profissionais