“Vamos ter de repensar o que é o Instagram porque o mundo está a mudar rapidamente e nós temos de mudar com ele”. A frase é de Adam Mosseri, diretor do Instagram, e faz parte de uma mensagem de vídeo partilhada pelo responsável no Twitter, em jeito de balanço do ano, antecipação do próximo. Pela nota fica a saber-se que o Instagram terá quatro prioridades de ação em 2022, para concretizar estas mudanças que quer fazer: Vídeo, criadores, mensagens e transparência.

O vídeo é uma das grandes prioridades da plataforma no próximo ano. O objetivo é duplicar a aposta nesta área e o Reels vai ser um elemento central na estratégia. O responsável revelou que a rede social vai unir “todos os produtos de vídeo em torno do Reels e continuar a fazer crescer o produto”. O Reels é um serviço de vídeo ao estilo TikTok, já integrado no Instagram, que permite criar e editar conteúdos de vídeo juntando-lhe diferentes filtros e extras.

O responsável também revelou que vão ser lançadas novas ferramentas de monetização, para ajudar os criadores de conteúdos a ganharem dinheiro com os conteúdos que publicam na rede social. O objetivo é ajudar quem se dedica a isto a poder viver desse “trabalho”.

As funcionalidades relacionadas com a troca de mensagens e a transparência serão outras duas prioridades para 2022. Em relação às mensagens, o responsável recorda que são a principal forma de comunicação hoje na plataforma e explica que, o que pretende, é torná-las ainda mais convenientes.

No que se refere à transparência, o Instagram tem vindo a reforçar a aposta em medidas que tornem a utilização da rede social mais segura e menos permeável a fins menos lúdicos. Pretende continuar o esforço em 2022. Nesta área, uma das intenções da empresa para o próximo ano, que já se conhecia, é a de lançar em março funcionalidades de controlo parental na plataforma, depois de um ano que foi de escrutínio também para este serviço do grupo do Facebook.

Adam Mosseri admite que o próximo será um ano crucial para o Instagram e também disse que será o ano da rede social dar mais controlo aos utilizadores sobre a forma como usam o serviço. Mais funcionalidades nessa área são também por isso de esperar.