Duas unidades de produtos da Intel serão consolidadas numa acção de reorganização do negócio de processadores de comunicação, anunciou recentemente a fabricante norte-americana.



Numa acção efectivada a partir de 1 de Janeiro próximo, o Intel Communications Group, que desenvolve processadores de rede, irá integrar a unidade de Wireless Communications and Computing da fabricante, dedicado à produção de processadores para redes sem fios e telemóveis, adiantou a Intel.



Segundo a fabricante, Sean Maloney, que dirige o actual Communications Group, passará a director geral da nova unidade consolidada, quando Ron Smith, director geral do Wireless Communications se reformará no início do próximo ano.



A decisão surge depois da Intel ter anunciado na semana passada que terá uma despesa extraordinária de 600 milhões de dólares, ao mesmo tempo que afirmava que não iria alterar as previsões já efectuadas para a área wireless, ao contrário do que se esperava.



Embora a gigante dos processadores não revele quaisquer objectivos financeiros relacionados com a combinação das duas unidades de produto, os negócios de comunicações e wireless não reportam lucros operacionais desde 2000, indica a News.com citando o relatório de contas anual da empresa. Durante os primeiros nove meses de 2003, as duas unidades registaram em conjunto prejuízos operacionais de 718 milhões de dólares.



A Intel recusou comentar os prejuízos provocados com a consolidação, mas um porta-voz da empresa assegurou que não estão planeados quaisquer despedimentos.



"A consolidação dá-nos um melhor planeamento de produto e mais enfoque no cliente nestas áreas críticas estratégicas a partir de agora", afirmou Craig Barrett, director executivo da Intel em declaração oficial.



O novo Intel Communications Group integrará os produtos da unidade wireless, onde se incluem os processadores XScale, o negócio de memórias e os processadores de sinal digital, indicou a empresa.



Notícias Relacionadas:

2003-10-15 - Resultados da Intel superam todas as expectativas

2003-06-03 - Intel acelera velocidade e reduz preços de processadores móveis Centrino