A Intel confirma que vai comprar uma participação de 15% da HERE, uma empresa especializada em mapas digitais que foi vendida pela Nokia por quase três mil milhões de dólares em 2015, a um consórcio automóvel composto pela Daimler, Audi e BMW.

Em comunicado, a Intel e a HERE avançam que o foco desta aliança incide sobre a área da condução autónoma. Neste sentido, está previsto o desenvolvimento de tecnologias que suportem a criação de sistemas de mapeamento em constante atualização e com imagens de alta definição.

O objetivo é fazer com que os veículos de condução autónoma sejam mais seguros e mais confiáveis. Esta tecnologia, sublinham as empresas, ainda não é suficientemente precisa para permitir que este novo paradigma de mobilidade possa ter o arranque que precisa para chegar às massas.

Paralelamente, afirmam que também faz parte desta aliança a exploração conjunta de oportunidades de negócio no que diz respeito à integração de sistemas de geolocalização noutros tipos de dispositivos conectados, embora não sejam identificados.

O CEO da Intel, Brian Krzanich, sugere que a fabricante de processadores vai trabalhar de perto com os stakeholders automobilísticos da HERE.

Por sua vez, o congénere de Krzanich na empresa de mapeamento digital, Edzard Overbeek, refere que esta união de forças vai permitir à HERE dar continuidade e mais vigor aos seus esforços e ambições no segmento da condução autónoma.

O valor do negócio não é avançado, mas sabe-se que deverá estar concluído até ao final do primeiro trimestre deste ano, depois de ter recebido a devida autorização por parte das autoridades reguladoras da Alemanha, onde foi submetido o pedido de aquisição da participação.