Os resultados económicos da Intel durante o segundo trimestre deste ano ficaram acima das expectativas, com as receitas a fixarem-se nos 8,7 mil milhões de dólares, numa subida de 8 por cento face ao período homólogo, e os lucros a atingir os 1,3 mil milhões de dólares, mais 44 por cento do que no primeiro trimestre de 2006.

Numa conference call sobre os resultados Paul Otellini, CEO da Intel, e Andy Bryant, CFO da empresa, admitiram que durante o segundo trimestre a procura de PCs e servidores ficou acima do esperado mas que a concorrência de preço é muito forte, sobretudo nos equipamentos de gama baixa. Esta é uma área onde a Intel tem sido mais prudente, focando a sua atenção sobretudo nos servidores e notebooks onde consegue maior lucro.

Ainda assim as margens da empresa voltaram a cair, para os 46,9 por cento, ficando abaixo das expectativas da empresa, um efeito claro da guerra de preços com a AMD mas também das vendas de microprocessadores de gama baixa e da redução da procura de chips de memória NOR flash.

O segundo trimestre é sempre um dos mais fracos do ano para a empresa de semicondutores mas estes resultados revelam melhorias em relação ao mesmo período de 2006. No entanto, há que notar que as receitas caíram 2 por cento face ao primeiro trimestre de 2007, enquanto os lucros tiveram uma redução mais substancial, de 22 por cento.

Para o próximo trimestre a empresa prevê atingir receitas entre 9 e 9,6 mil milhões de dólares, subindo a sua margem para os 52 por cento. No total do ano a margem de lucro deve ficar nos 51 por cento, adianta o comunicado financeiro.

Notícias Relacionadas:
2007-06-14 - Intel reduz preços dos processadores Core 2 Quad em 50%

2006-09-06 - Intel confirma despedimento de 10.500 trabalhadores até final 2007